No âmbito do ‘Projeto Melhor Eucalipto’, promovido pela CELPA – Associação da Indústria Papeleira, o Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa desenvolveram dois simuladores destinados a produtores e proprietários florestais.
Uma das ferramentas permite simular o potencial produtivo do eucaliptal, com base em valores médios, sob diferentes opções de gestão e cenários de produtividade, nomeadamente arborização, rearborização ou talhadia.
O simulador financeiro, por sua vez, fornece o fluxo de caixa, o valor atual final líquido em euros e a taxa interna de rendibilidade (%) esperados de um investimento numa ação de arborização ou rearborização com eucalipto, de acordo com várias opções controladas pelo utilizador (taxa de desconto, preço da madeira em pé e intensidade da silvicultura).
O objetivo da iniciativa é “aumentar a produtividade das plantações nacionais de eucalipto” e criar, assim, uma base de dados geográfica dos prestadores de serviços florestais recomendados pela indústria papeleira.
O post ISA e Faculdade de Ciências de Lisboa criam simuladores para produtores florestais aparece primeiro no Vida Rural.