E se as suas vacas fossem para a sala de ordenha de forma voluntária, sem ter que recorrer a mão-de-obra humana? Vai ser possível! Uma empresa sueca criou um robot de ordenha ‘voluntário’ que se propõe a fazer isso mesmo, com recurso a um ‘isco’ que faz com que as vacas se dirijam para a sala de ordenha por sua livre e espontânea vontade…Parece estranho? Explicamos-lhe como funciona.
A tecnologia é da DeLaval International, que recentemente instalou 24 destes robots na TDI Farms LLC que permitirão ordenhar cerca de 1500 vacas. De acordo com a empresa, entre os benefícios do sistema estão a eficiência do processo de ordenha, o facto de o animal se deslocar para a máquina quando quiser, graças a um isco de comida que é dispensada durante a ordenha, e o facto de o animal se habituar ao processo de forma rápida. A companhia revela ainda que este sistema limpa, seca e estimula as tetas do animal de forma autónoma e individual usando água, ar comprimido e vácuo ainda antes desta ser ordenhada, e analisa o fluxo de leite durante a ‘sessão’.
De resto, os dados recolhidos pela máquina poderão ser enviados para um software e terão que ser analisados, monitorizando possíveis problemas de saúde e infeções nas glândulas mamárias do animal.
Uma das questões que este tipo de tecnologias frequentemente levanta prende-se com o facto de virem ocupar postos de trabalho até aqui desempenhados por humanos, mas de acordo com a quinta de produção de bovinos de leite que irá implementar o sistema, esse não será um problema.
É que de acordo com a empresa, a componente humana continua a ser um fator crítico. “Os trabalhadores podem, assim, gerir melhor as suas tarefas que são realmente críticas para o desempenho da operação e da produção leiteira”, refere.
Nota: Fotografia retirada do site da empresa DeLaval International
O post Suecos criam robots de ordenha ‘voluntários’ aparece primeiro no Vida Rural.