Investigadora nacional distinguida por ter a melhor tese de temas agrícolas da Península Ibérica

0

A investigadora portuguesa Carla Sofia Santos, da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, foi distinguida por ter a melhor tese de doutoramento em temas agrícolas da Península Ibérica. A distinção é da Fertiberia, que atribui anualmente o prémio Accésit 2018, galardão distingue a melhor tese na área da agricultura e fertilização.

A portuguesa desenvolveu o doutoramento na área da Biotecnologia, com especialidade em Ciências Ambientais e Engenharia, e explica que nesta investigação “foram estudados os mecanismos moleculares, fisiológicos e bioquímicos associados à absorção e transporte de ferro em plantas com carência de ferro, por forma a identificar e desenvolver marcadores com potencial a serem utilizados em estratégias de biofortificação de plantas para aumentar o seu conteúdo de ferro”.

Carla Sofia Santos estudou “uma classe de quelatos de ferro nunca testada em contexto agronómico, tendo-se verificado que estes novos compostos eram mais eficazes e menos tóxicos para o ambiente quando comparados com a alternativa comercial.”

“Os compostos demonstraram possuir, igualmente, um grande potencial na correção da clorose férrica”, conclui a investigadora.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com