Governo lança linha de 190 M€ para projetos agrícolas

0

O ministro da Agricultura anunciou na passada sexta-feira (26 de abril) a criação de uma nova linha de financiamento no valor de 190 milhões de euros para apoiar projetos agrícolas. De acordo com Capoulas Santos, esta linha deverá estar operacional já em julho e foi negociada com o Banco Europeu de Investimento (BEI).

O responsável pela pasta da Agricultura já avançou que a linha contará com 190 milhões de euros numa primeira fase, mas “poderá ser aumentada no futuro se tiver sucesso”. Os agricultores poderão candidatar projetos a serem financiados pela linha em valores até cinco milhões de euros, no caso de explorações individuais, e até 10 milhões de euros, no caso de agroindústrias.

Segundo o ministro, o empréstimo “será até 15 anos, sendo que os primeiros três anos serão de carência, isto é, não haverá amortização”, a qual decorrerá “nos 12 anos seguintes”. Também “será dada uma garantia do Estado em 70% dos empréstimos para que a banca não se retraia a aprovar” os projetos, ou seja, o Estado garante, em caso de incumprimento, 70% do pagamento da divida” e “o risco para a banca será apenas de 30%”, revelou ainda Capoulas Santos.

Com esta linha, o Governo espera apoiar “muitos projetos que ficariam de fora dos apoios comunitários”. Segundo o ministro, “a agricultura vive um momento de grande dinamismo e de uma grande apetência para o investimento, de tal forma que os apoios disponíveis e que são cofinanciados pela União Europeia estão a ficar quase todos comprometidos”.

Ler Artigo Original
Fonte: Vida Rural

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com