Cooperativa de Felgueiras: produção de kiwis com aumento de 30%

0

A campanha de kiwis de 2017 na Cooperativa Agrícola de Felgueiras deverá aumentar cerca de 30%, com mais 200 toneladas do que em 2016, previu esta quarta-feira a instituição, citada pela Lusa.

«Este ano, a campanha permitiu a colheita de 800 toneladas, mais 200 do que em 2016», indicou Rui Madeira Pinto, diretor daquela cooperativa, em declarações à Lusa.

A campanha termina esta sexta-feira e envolve cerca de uma centena de pequenos produtores da região do Vale do Sousa, mas também de Fafe, Ribeira de Pena e Guimarães, entre outros concelhos, que representam uma área de cerca de 70 hectares.

O dirigente sinalizou a «boa qualidade» do fruto, que considerou superior à de 2016, apesar de o calibre ser mais pequeno, devido à falta de água dos últimos meses.

Cerca de 90% da produção de kiwis da Cooperativa Agrícola de Felgueiras é exportada para o mercado espanhol e a restante destina-se a pequenas empresas nacionais.

«A procura é cada vez maior», observou, reafirmando que a produção daquele fruto se mantém como uma «aposta estratégica e um pilar importante» para a instituição, uma das mais ativas do país naquele setor.

Para fazer face à procura, em 2018 vai ser aumentada a capacidade de equipamento de frio, com novas câmaras frigorificas, dando sequência aos investimentos de anos anteriores.

Está previsto um investimento de 500 mil euros, apoiado por fundos do Portugal 2020, elevando a capacidade de armazenamento para as 2,4 toneladas, mais 800 do que atualmente.

O concelho de Felgueiras, no distrito do Porto, apresenta a maior área de produção de kiwis do país, com cerca de 200 hectares.

No total, são produzidas anualmente no concelho cerca de três milhões de toneladas.

Nos últimos anos, vários investidores têm procedido à ampliação das áreas de produção, aproveitando o potencial económico do fruto.

Fonte: Lusa

Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com