Agricultores de Pombal querem apoios para combater prejuízos causados por javalis

0

Os agricultores de Pombal exigiram esta semana ao Governo apoios especiais para combater os prejuízos decorrentes do aumento descontrolado da população de javalis no país.

Numa nota enviada às redações, a União de Agricultores do Distrito de Leiria (UADL) revelou que vai reclamar junto do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), do Ministério da Agricultura e do Governo apoios especiais por causa dos prejuízos provocados por javalis e outros animais selvagens.

De acordo com a organização, existem já, pelo menos, meia centena de agricultores lesados por ataques de javalis. Estes agricultores consideram que, “nas atuais circunstâncias, a dimensão dos prejuízos já causados e o descontrolo que se verifica com as populações de animais, nomeadamente de javalis – que se transformaram numa autêntica ‘praga’ à solta – reclamam a intervenção urgente e indispensável do ICNF, do Ministério da Agricultura e do Governo – entidades com competências e meios que não podem pretender ‘lavar as mãos como Pilatos’ do problema”.

Os agricultores pedem ainda às entidades responsáveis que façam o “levantamento dos prejuízos causados à lavoura pelos animais selvagens, e por javalis em especial, para atribuição de indemnizações aos lesados”.

Para além disso, a UADL pretende que o “controlo das populações de javalis em aspetos específicos da sua reprodução e mobilidade para, também assim, se obter a redução significativa do número de animais”.

“Muitos pequenos e médios agricultores estão já a deixar de (tentar) produzir, sobretudo as suas sementeiras de cereais (milho) e de hortícolas, bem como culturas permanentes como vinhas, olivais e pomares novos”, revelam ainda.

Ler Artigo Original
Fonte: Vida Rural

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com