Viseu recebe “Passeio da Memória”

0

A Alzheimer Portugal vai realizar durante o mês de setembro, em todo o país, incluindo o distrito de Viseu, a iniciativa “Passeio da Memória”, uma caminhada solidária que assinala o Mês Mundial da Doença de Alzheimer. Resende, Tabuaço e Viseu são as localidades da região que vão acolher este evento, que vai estar ainda noutros 64 municípios do país.

Este domingo, pelas 10 horas no Rossio, volta a caminhar-se para informar e consciencializar para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da Doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.

Desde 2014 que Viseu recebe e apoia o evento da Alzheimer Portugal, uma caminhada solidária, cujas inscrições revertem na íntegra a favor da Alzheimer Portugal. 50% deste valor angariado reverterá para a realização de ações que contribuirão para o grande propósito de aumentar os conhecimentos sobre a demência. Em 2018 a caminhada para assinalar o Dia Mundial do Alzheimer volta a contar com o apoio do Município de Viseu.

Segundo o presidente da Alzheimer Portugal, José Carreira, «qualquer pessoa pode participar no “Passeio da Memória”, desde que reúna condições de saúde para a prática deste tipo de atividade. Para isso, basta inscrever-se no site da iniciativa (www.passeiodamemoria.org), ou presencialmente na Sede, Delegações ou Gabinetes da Alzheimer Portugal, entidades parceiras, bem como no próprio dia no local da ação. A cada inscrição está associado um donativo mínimo de 5 euros por participante».

José Carreira acrescenta ainda que «metade do valor angariado em cada local irá reverter para o desenvolvimento de ações que, com o apoio dos municípios parceiros, contribuam para aumentar os conhecimentos sobre a demência, tais como ações de informação ou atividades formativas. O restante valor das inscrições reverte a favor da Associação».

O “Passeio da Memória”, considerado o grande evento anual da Associação Alzheimer Portugal, chegou a Portugal em 2011 com uma caminhada de 6 quilómetros que teve lugar em Oeiras. Ao longo dos anos tem crescido em dimensão, tendo no ano passado acolhido milhares de participantes em 19 localidades portuguesas. Nesta oitava edição, a iniciativa vai estar em 67 locais em Portugal, com início a 8 de setembro e término no dia 30 do mesmo mês.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com