Viseu: Festa das Vindimas começam esta quinta-feira com 45 experiências gastronómicas

0

A portugalidade e a identidade de Viseu vão estar reforçadas na Festa das Vindimas deste ano, que se realiza de 20 a 23 deste mês e apresenta como principal novidade um festival que permitirá 45 experiências gastronómicas.

Para o presidente da Câmara de Viseu “esta quinta edição do evento traz uma mais-valia associada, com a inclusão de um festival âncora que casa na perfeição o nosso vinho do Dão com a excelência dos nossos produtos gastronómicos”, afirmou Almeida Henriques, onde, acrescentou, “reforçámos as marcas da portugalidade e identidade de Viseu.” Nesta edição da Festa das Vindimas, “criámos uma nova rampa de lançamento da gastronomia de Viseu e dos nossos talentos à mesa”, sublinhou, por sua vez Jorge Sobrado, vereador da Cultura e Turismo.

Ao longo de quatro dias, a Festa das Vindimas oferece um ‘cesto’ recheado de experiências únicas e, a par da gastronomia, a música, a fotografia e as visitas às quintas do Dão são já propostas consolidadas na programação.

Pelo quinto ano consecutivo, 11 quintas do Dão, aderentes ao evento, abrem as portas das suas adegas e territórios vinhateiros para acolher famílias, amigos e wine lovers em experiências reais de vindimas e/ou pisa, mas também de visita e provas de vinhos. “Temos uma Festa das Vindimas que é uma experiência da portugalidade e da identidade de Viseu, num vai e vem entre a cidade e o campo e num ‘mix’ de experiências entre património, vinhos e mesa”, afirmou o vereador da Cultura na Câmara de Viseu, Jorge Sobrado, na apresentação do evento.

Intitulada “Viseu Estrela à Mesa”, a novidade da quinta edição da Festa das Vindimas contará com a presença de dez ‘chefs’ de cozinha, que terão de cozinhar com dez ingredientes da região, como a vitela de Lafões, o cabrito da Gralheira, a broa de Vildemoinhos, os míscaros ou as feijocas, no Rossio. Segundo Jorge Sobrado, desta forma, a Festa das Vindimas renova-se e, além dos vinhos e da cultura/património, “ganha uma terceira dimensão na mesa”.

O vereador avançou que “este ensaio de um evento gastronómico” será protagonizado por dez ‘chefs’, sendo cinco deles convidados e outros cinco da cidade de Viseu. Confirmados estão já os nomes de Pascal Aussignac (do restaurante Club Gascon, de Londres) e de Louis Anjos (do restaurante Bon Bon, do Algarve), que foram galardoados com uma estrela Michelin.

“A curadoria é toda do ‘chef’ Diogo Rocha, com quem definimos dez produtos autênticos da região de Viseu que serão o ponto de partida para as experiências gastronómicas que cada um dos chefes vai criar e interpretar”, nomeadamente uma entrada, um prato e uma sobremesa, acrescentou.

Segundo Jorge Sobrado, a Festa das Vindimas quer ser “o saca-rolhas da redescoberta de Viseu enquanto cidade vinhateira e cidade patrimonial”. Neste âmbito, houve a preocupação de escolher para o cartaz cultural “artistas e bandas que tivessem no seu ADN inscrita a identidade de Viseu e de Portugal”, frisou.

Os concertos de Ana Bacalhau e de Moullinex, o espectáculo “Ora vem comigo”, de Ana Bento, Sónia Barbosa e Ricardo Machado, e o fado de Mara Pedro são algumas das propostas. “Criámos um cartaz musical que acompanha e promove esse vai e vem, que devolve os visitantes da quinta à cidade para encherem as noites das nossas praças charmosas de Viseu”, realçou Jorge Sobrado. Segundo este responsável, está garantida “uma experiência real de vindima” aos participantes nas onze quintas do Dão aderentes à Festa das Vindimas, duas das quais fora do concelho de Viseu.

O Mercado 02 de Maio volta a ser o ponto de reencontro dos visitantes, estando a Comissão Vitivinícola Regional do Dão “a mobilizar produtores para criarem experiências de contacto com os visitantes”. No mesmo local, estará instalado um Wine bar e decorrerão workshops vínicos para adultos e oficinas criativas para crianças.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com