“Vinhos de Inverno” de regresso a Viseu

0
SONY DSC

O Solar do Vinho do Dão, em Viseu, abre amanhã, 7 de Dezembro, as suas portas a mais uma edição do evento enoturístico “Vinhos de Inverno” e ao seu parceiro de eleição, o Festival Literário “Tinto no Branco”.

Ao longo de três dias, o charme do frio na cidade vinhateira do Dão serve de cenário a uma edição que combina os prazeres da literatura, dos vinhos e da gastronomia, sem esquecer um cartaz musical irreverente e um programa de oficinas, workshops e performances para toda a família.

Um brinde à cidade-região, introduzido por uma breve performance do Grupo de teatro OFF, marca o momento de abertura, que terá lugar pelas 18,30 horas. Marcam presença neste ato público o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, e o Vereador da Cultura e Turismo, Jorge Sobrado.

A noite de estreia conta ainda com um concerto do grupo Gin Sónico, pelas 19h00, e dá o pontapé de saída para um fim-de-semana de conversas e performances literárias, com o espetáculo “Na tua ou na minha língua”. Pelas 22h30 é Luís Severo quem sobre ao palco da Tenda “Jardins de Inverno”, num concerto de entrada gratuita, seguindo-se a atuação do grupo de DJ’s “Cromos da Noite”.

Naquela que é a edição mais internacional de sempre do “Tinto no Branco”, reúnem-se em redor da mesa de conversas mais de 30 convidados, entre eles Mia Couto, Joanne Harris, Olivier Rolin e Francisco José Viegas, mas também figuras de outras áreas do cinema e da música, como António-Pedro Vasconcelos e Pedro Abrunhosa.

A par da componente literária e do cartaz musical – do qual faz ainda parte o concerto dos Dead Combo, no sábado, de entrada gratuita -, o Solar do Vinho do Dão acolhe neste fim-de-semana o salão de provas com os produtores de vinhos do Dão, workshops vínicos, oficinas e espetáculos infantis, uma mostra dos produtos agroalimentares e do artesanato locais, exposições e o restaurante “Palace”, em permanência.

Edição mais internacional de sempre do Festival Literário de Viseu

O evento enoturístico “Vinhos de Inverno” volta com o seu parceiro de eleição: o Festival Literário de Viseu, o “Tinto no Branco”. De amanhã a domingo, o Solar do Vinho do Dão recebe prestigiados nomes da literatura numa programação intensa combinada com provas dos néctares do Dão, concertos, performances, sabores e atividades para todas as idades.

Joanne Harris, a autora do best-seller “Chocolate”, o prémio Camões Mia Couto e Olivier Rolin, um dos mais respeitados escritores franceses da atualidade, são os protagonistas da programação mais internacional de sempre do festival literário. Junta-se-lhes o escritor e poeta lusófono Abrãao Vicente, Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo-Verde, e outros nomes marcantes como Daniel Jonas, Ricardo Pais, António-Pedro Vasconcelos, Pedro Abrunhosa, Deana Barroqueiro e – o já “padrinho” do evento – Francisco José Viegas.

Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu, destaca o alcance internacional que o festival conquista nesta edição. Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu “esta aposta reforça a importância de Viseu no cartaz dos eventos literários ibéricos e terá um natural reflexo na atratividade de públicos.”

Nesta edição, o “Tinto no Branco” coloca a literatura em debate com outros géneros narrativos como o cinema, o teatro, a música e patrimónios como o vinho e a gastronomia. Para além das “mesas” e das “conversas de vida”, o festival realiza workshops de escrita criativa e performances literárias.

Para Jorge Sobrado, Vereador da Cultura e Diretor da Viseu Marca, “o Tinto no Branco alcança na sua quarta edição a maturidade e um estatuto de reputação cultural que o tornam incontornável. A sua diferenciação, através da associação inédita da literatura aos vinhos e ao património, confere-lhe um lugar absolutamente único.”

O Solar do Vinho do Dão acolhe neste fim-de-semana as conversas e iniciativas do festival literário, concertos e performances artísticas, mas também o salão de provas com os produtores de vinhos do Dão, workshops vínicos, um espaço para os mais novos, uma mostra dos produtos agroalimentares e do artesanato locais e o restaurante “QB Events”.

A música está presente ao longo dos três dias e tem como cabeças de cartaz Luís Severo, amanhã, e a banda Dead Combo, na noite de sábado. Ambos os concertos terão início às 22:30 e serão de entrada gratuita, mas limitados à lotação do espaço. Uma livraria funcionará em permanência durante o evento.

O “Vinhos de Inverno” e o “Tinto no Branco” são uma organização do Município de Viseu e da Viseu Marca, tendo a Comissão Vitivinícola Regional do Dão como parceira. São patrocinadores do evento a GALP, a LITOCAR e a Cássia Lignéa.

Toda a informação e programação está disponível em www.vindimasviseu.pt e www.tintonobranco.pt.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com