Vinhais devolve três por cento do IRS em 2018

0

O município de Vinhais, no distrito de Bragança, devolve, em 2018, aos contribuintes do concelho três dos cinco por cento de IRS a que tem direito, uma medida que consta do orçamento aprovado pela Assembleia Municipal.

Com esta medida, a autarquia pretende, como disse hoje à Lusa o presidente, Luís Fernandes, ajudar “um pouco mais as famílias do concelho, visto que se regista um aumento da devolução que passou de 2,5%, em 2017, para três por cento em 2018.

Além da maior devolução do Imposto sobre Rendimento Singular (IRS), o município decidiu manter as taxas mínimas de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), acrescidas de bonificações para as famílias com filhos.

Com pouco mais de nove mil habitantes, o concelho de Vinhais tem, para 2018, um orçamento municipal com um valor superior a 18 milhões de euros, que representa “um ligeiro aumento” em relação a 2017, segundo o autarca socialista.

Luís Fernandes explicou que este “ligeiro aumento” tem a ver com as candidaturas a fundos comunitários, nomeadamente verbas já garantidas no âmbito do Programa de Regeneração Urbana, o PARU.

O projeto mais emblemático financiado por verbas comunitárias é o da construção do centro escolar, na vila sede de concelho, com um custo de três milhões de euros, de acordo com o presidente.

A área social continua a ser uma das apostas do plano de atividades e orçamento de Vinhais para 2018, com a continuação também, como realçou o autarca, de “um investimento forte, no apoio ao setor agrícola”, em que se incluiu a área do agroalimentar.

O concelho de Vinhais é conhecido pela fileira do fumeiro, com um peso económico só superado pela castanha, já que é um dos maiores produtores portugueses deste fruto seco.

Fonte: Sapo.pt

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com