Toy e a sul-africana Nomfusi são cabeças de cartaz na Feira Nacional do Mirtilo

0

O Parque Urbano da vila de Sever do Vouga vai receber, de 27 a 30 de Junho, a XII Feira Nacional do Mirtilo, um dos principais eventos do calendário local, sendo esperados muitos milhares de visitantes durante os quatro dias. Toy, AbbaMia e a sul-africana Nomfusi são os cabeças de cartaz do evento.

O certame, que vai na sua décima segunda edição, tornou-se numa referência no calendário das feiras nacionais, tem vindo ao longo dos anos a contribuir para a consolidação da marca “Sever do Vouga: Capital do Mirtilo”. A Feira volta a atrair milhares de visitantes, que se deslocam à “Capital do Mirtilo” para saborear este pequeno fruto, seja em fresco ou transformado em compota, licor, infusão, gelado ou noutras aplicações culinárias.

O presidente da Câmara de Sever do Vouga tem “as melhores expectativas” e a edição deste ano “será uma grande feira”, esperando, naturalmente, que “o tempo esteja bom”. Se assim for, “será uma grande feira, melhor e maior que as outras, com mais público”, afirmou António Coutinho. O autarca diz que este ano “há muito mirtilo e de qualidade”, numa campanha que, acredita, “vai ser boa”.

A feira tem uma “forte componente técnica” dirigida aos profissionais do sector, mas é igualmente pensada para as famílias, com “dezenas de iniciativas” preparadas. Muitos visitantes procuram o certame para aumentarem o seu conhecimento técnico ou estabelecer contactos comerciais. Para estes, a organização preparou um conjunto de palestras técnicas, nas tardes de sexta e sábado (dias 28 e 29), de participação gratuita, e que irão abordar um conjunto de temas actuais e de interesse para quem esteja (ou pretenda vir a estar) na fileira do mirtilo e dos pequenos frutos.

Há ao dispor do visitante uma área técnica, com cerca de duas dezenas de expositores, que têm ao dispor produtos e serviços para quem esteja instalado ou queira vir a instalar-se. A estes juntam-se comercializadores de fruto e viveiristas. Visitas guiadas ao Campo Experimental de Pequenos Frutos e a plantações de mirtilos do concelho completam o programa destinado ao visitante profissional.

Mas a Feira é também um evento destinado às famílias. Decorre num espaço verde, aprazível, de entrada gratuita, onde é possível passar um dia e usufruir de um conjunto de actividades para miúdos e graúdos. Assim, todos os dias há sessões de showcooking para crianças e adultos, animação itinerante pelo recinto, jogos tradicionais, área de animação infantil com insufláveis e pinturas faciais, passeio pela vila em comboio turístico, entre outras iniciativas.

A completar, o visitante tem ao seu dispor uma área de gastronomia e outra de artesanato e produtos regionais, bem como um programa de animação musical onde se destacam as actuações de Toy (dia 30 à tarde), de AbbaMia, banda de tributo aos Abba (dia 29 à noite) e da sul-africana Nomfusi (dia 28 à noite).

Ler Artigo Original
Fonte: Gazeta Rural

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com