Toulões: Passeio da Rosa Albardeira juntou 160 participantes e foi um grande êxito

0

Toulões recebeu no passado domingo, dia 14 de abril, a 5ª edição do Passeio Temático da Rosa Albardeira, promovido pelo Município de Idanha-a-Nova e pela Junta de Freguesia de Toulões, com a colaboração do Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO.

Esta caminhada, com partida do centro da aldeia, na Junta de Freguesia, percorreu cerca de 16 km pelas ruas da povoação, por caminhos agrícolas e pelos trilhos da Serra da Murracha, onde crescem populações selvagens de Rosa-Albardeira (Paeonia broteri) no seu habitat natural, em condições específicas de exposição solar, humidade, temperatura e substrato. Nesta altura do ano, em que a paisagem mostra as suas cores primaveris, mas durante um curto período de tempo, a Rosa Albardeira encontra-se no seu esplendor, com magníficas flores rosa-intenso.

A caminhada contou com cerca de 160 participantes, entre os quais um grande grupo de caminheiros espanhóis, tendo tido a colaboração de Carlos Pinto Gomes, especialista em Paisagem e Ambiente da Universidade de Évora e Mariana Machado, arquiteta paisagística, para a interpretação do contexto biofísico da região.

Para António Marcelo, presidente da Junta de Freguesia de Toulões, esta visita temática pretendeu também consciencializar para a fragilidade desta espécie endémica da região, sensibilizando para a necessidade da sua conservação e alertando para que não se recolham bolbos ou sementes da planta nos campos, o que impede novas Rosas-Albardeiras de nascer.

Recorde-se que Toulões é a primeira Aldeia da Rosa-Albardeira em Portugal, resultado de uma parceria com Lorsch “Cidade Peónia” Património da Humanidade, na Alemanha, e com o Monte Lushan, na China, também “Cidade Peónia” e Património da Humanidade, com o principal objetivo da valorização da Rosa-Albardeira associada à sua conservação.

Ler Artigo Original
Fonte: Gazeta Rural

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com