“Tondela ano I depois de Outubro”

0

No próximo dia 15 de outubro assinala-se a passagem do primeiro ano sobre os trágicos incêndios de outubro de 2017, que consumiram grande parte do concelho de Tondela, atingindo mais de 150 habitações permanentes, cerca de duas centenas de segundas habitações e habitações devolutas, cerca de 70 empresas de diferentes áreas de atividade, provocando ainda a morte a três pessoas.

A contagem do tempo no concelho de Tondela foi “interrompida” por este acontecimento, alterando a nossa perceção de “linha contínua do tempo”.

Nesse dia todos os sonhos, projetos, expetativas que cada um de nós coletiva ou individualmente foi construindo, caíram por terra. Para todos nós há agora um “Antes do Incêndio” e um “Depois do Incêndio”.

A nossa comunidade ficou muito marcada por uma necessidade de construção de uma esperança no futuro, que permita uma nova capacidade de sonhar.

Esta questão leva à necessidade de marcarmos um novo tempo, de reconstrução, de retomar um caminho de normalidade, sem miserabilismos, mas com soluções. Um tempo de construção de expetativas.

Sabemos que não se constrói futuro sem memória. Preservá-la é, pois, fundamental na construção de uma comunidade com um forte sentido de solidariedade e coesão. É isso que queremos Tondela.

Por isso, se apresenta este calendário. Um calendário que tem como fundamental característica começar a 15 de Outubro. Uma data que marca uma nova etapa de contagem do tempo. Nesse mesmo dia decorrerá a sua apresentação, às 21:00, na ACERT.

Este calendário tem a particularidade de contar com fotografias captadas pelas objetivas de Miguel Valle de Figueiredo, Márcio Ribafeita, Carlos Fernandes, Carlos Teles e Zé Tavares, todos eles fotógrafos do concelho de Tondela.

“Deixamos um agradecimento especial aos que cederam as fotografias para esta edição e ao Zé Tavares que aceitou e assumiu o desafio de pensar e construir este calendário”, destacou o vereador da Cultura do Município de Tondela, Miguel Torres.

Trata-se de um calendário de parede que, acima de tudo, ilustra a capacidade regeneradora da nossa comunidade, sempre pronta a recomecar. É essa a imagem de marca do concelho de Tondela.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com