Território Montanhas Mágicas®: Conferência Europarc levou especialistas a Sever do Vouga

0

De 6 a 10 de Setembro, o território Montanhas Mágicas® (municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra) acolheu a Conferência Anual da Federação EUROPARC. Tratou-se do maior encontro europeu, coorganizado pela ADRIMAG e pela Federação EUROPARC.

O evento reuniu mais de 300 especialistas e representantes de áreas protegidas e classificadas de todo o mundo, em especial da Europa para partilha e debate de políticas, ideias, conhecimentos e experiências nas áreas da natureza, ambiente, turismo e gestão sustentável de áreas protegidas e classificadas. Para além da Sessão Plenária e dos Workshops temáticos que decorreram no dia 7 de Setembro, em Arouca, e de outras atividades, no dia 8, durante todo o dia, decorreram as visitas de campo no território Montanhas Mágicas.

No nosso concelho, a visita “Dinamizar o turismo valorizando o património, em Sever do Vouga” teve como objetivo a abordagem à valorização do património histórico-cultural que o município tem vindo a desenvolver, nomeadamente a transformação da emblemática ex-linha ferroviária do Vouga em ecopista e ainda o aproveitamento do património ferroviário construído para a dinamização de atividades económicas; as origens da produção do mirtilo no concelho e como este fruto é hoje um dos principais motores de desenvolvimento económico do município, visitando o Campo Experimental. O Museu Municipal e a Cascata da Cabreia, foram outros locais mais emblemáticos do concelho, igualmente visitados e de deleite pelos especialistas que integraram a visita. No dia 9 de Setembro, o VougaPark-Centro de Inovação acolheu as ações “Market Place”, onde foram divulgadas as boas práticas que se fazem nos parques da Europa, e “Speakers Corner”, espaços de debate de ideias, partilha de projetos e divulgação de resultados.

O evento, de projeção internacional, reuniu mais de 300 representantes de áreas protegidas e classificadas de 36 países da Europa e de parques do Brasil. Entre as presenças, destacamos a de Humberto Delgado Rosa, ex-Secretário de Estado do Ambiente e membro da Comissão Europeia na área do Ambiente, e a brasileira Marina Silva, ex-ministra do Ambiente nos governos de Lula da Silva, candidata à Presidência da República do Brasil e Embaixadora da Terra, distinção atribuída pela ONU pelo contributo que deu na defesa da floresta Amazónica.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com