Serviço Comercial de Ovinos da ACOS exporta 9 mil ovinos num ano

0

A ACOS – Associação de Agricultores do Sul lançou há cerca de um ano o Serviço de Comercialização de Ovinos com vendas para exportação. Um ano após o lançamento do serviço, a associação diz que o balanço é de 25 produtores de ovinos aderentes e de mais de 9 mil animais comercializados.

De acordo com a ACOS, “o Serviço de Comercialização de Ovinos funciona com base em normas muito específicas, criadas para o efeito, com o objetivo de salvaguardar os interesses dos produtores, de garantir a qualidade da produção e de normalizar procedimentos relativamente aos requisitos do mercado.”

A segunda fase deste serviço, que decorre até dezembro de 2019, está aberta a novos associados da ACOS. Em comunicado, a associação refere que “do lado português há ainda um longo caminho a percorrer no que respeita à organização e normalização da produção, à concentração da oferta e, num outro patamar, à criação de centros de tipificação e engorda que permitam o aproveitamento de diversas mais valias tanto relacionadas com a transformação, como com a origem dos animais. É esse caminho que a ACOS está a procurar fazer através da criação de parcerias e protocolos de colaboração com entidades portuguesas e espanholas.”

É no âmbito deste tipo de colaborações que este serviço da ACOS está a fazer o escoamento de ovinos para Espanha, numa parceria com a OVIPOR cujo preço de referência pago pelos animais (borregos e adultos) é o da Bolsa da Extremadura, “consideravelmente acima do preço corrente em Portugal”, acrescenta ainda a Associação de Agricultores do Sul.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com