Semana Gastronómica do Porco em 21 restaurantes de Reguengos de Monsaraz

0

Um total de 21 restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, participa desde hoje numa Semana Gastronómica do Porco, organizada pela câmara e que se prolonga até final do mês.

O evento integra a iniciativa “Reguengos à Mesa”, cujo consultor é Hélio Loureiro, ‘chef’ com mais de 30 anos de carreira, gastrónomo e investigador na arte da cozinha, com uma forte ligação aos vinhos, e responsável gastronómico da seleção nacional de futebol durante duas décadas, realçou o município alentejano.

Dos 21 restaurantes aderentes à Semana Gastronómica do Porco, que se realiza desde hoje e até dia 31 deste mês, 12 estão localizados na sede de concelho, cinco na vila medieval de Monsaraz, dois em S. Pedro do Corval, um em Barrada e outro em Campinho.

“Cada restaurante terá um prato confecionado com carne de porco para propor aos clientes”, explicou a autarquia, em comunicado.

Bochechas de porco estufadas, rechina, fritada de porco ibérico, carne de porco do alguidar com puré de couve-flor e batatas fritas, pezinhos de porco de coentrada, lombinho de porco grelhado com molho de cogumelos frescos ou porco alentejano, noz e vegetais da horta são algumas das “iguarias” que constam das ementas.

Outras das propostas, consoante os restaurantes, são lagartinhos de porco na brasa com migas à alentejana, grelhados de porco preto com migas de espargos, bochechas de porco com batata assada, abóbora menina e salada, medalhões de porco preto, queixadas de porco preto no forno, ensopado de pés de porco ou cataplana de porco.

A iniciativa “Reguengos à Mesa” inclui, durante o ano, mais três semanas gastronómicas temáticas, a próxima delas dedicada ao borrego e que vai ter lugar de 05 a 14 de abril, referiu a câmara municipal.

A Semana Gastronómica “Sabores do Lago” vai acontecer de 04 a 13 de outubro, com pratos confecionados com “tudo o que se pode pescar” no Alqueva, e, por último, de 01 a 09 de novembro, vai realizar-se a Semana Gastronómica da Caça.

Fonte: Sapo.pt

Ler Artigo Original
Fonte: Gazeta Rural

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com