Rota do Rancho à Moda de Viseu de 8 a 10 de Novembro em 33 restaurantes do concelho

0

A Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV), em parceria com a autarquia, apresentou a edição de 2019 da Rota do Rancho, que este ano conta com 33 restaurantes aderentes, e vai decorrer de 8 a 10 de Novembro. No ano em que Viseu é destino oficial de gastronomia, a Rota do Rancho está de volta para promover o um prato identitário da gastronomia da região.

Durante 3 dias, de 8 a 10 de novembro, os restaurantes aderentes vão preparar um menu completo com entrada, Rancho à Moda de Viseu e sobremesa, acompanhado de vinho do Dão, com um preço atrativo, para servir a viseenses e visitantes.

Cada restaurante aderente vai preparar o seu menu especial e todos terão o Rancho como prato principal. Os preços variam consoante os menus especiais apresentados pou cada estabelecimento de restauração.

Na apresentação do Festival, o presidente da Câmara de Viseu salientou que “a Rota do Rancho é um evento de valorização da tradição de Viseu e dos seus sabores, colocando a cidade mais uma vez, na rota dos destinos gastronómicos do país e também, dar a oportunidade aos operadores hoteleiros da região de se afirmarem na preparação dos pratos típicos da região”, concluiu Almeida Henriques.

Gualter Mirandez, presidente da ACDV, destacou que este evento quer “promover o grande emblema da região, que é o Rancho à Moda de Viseu, e é, afinal de contas, um grande pretexto para destacar a gastronomia da cidade”. Aproveitou também para agradecer o apoio do Município e do Regimento de Infantaria (RI) 14, sedeado em Viseu.

A apresentação do festival decorreu no RI 14, onde o Comandante Luís Calmeiro foi o primeiro a provar o Rancho à Moda do RI14, cumprindo a tradição militar. O anfitrião revelou que a guardiã da receita é a Mestre de Culinária Angélica, que, aos 86 anos, ainda trabalha como voluntária no RI14. Utilizar cominhos ao invés de piripiri parece ser um dos passos determinantes para o sucesso do Rancho à Moda do RI14.

Conta a tradição que o Rancho à Moda do RI14 foi criado de improviso em pleno teatro de guerra nos conflitos da terceira invasão francesa e das Guerras Liberais. Um prato calórico e saboroso, capaz de saciar a alma e o espírito dos combatentes.

O Rancho à Moda do 14 ou o Rancho à Moda de Viseu é hoje um elemento da identidade viseense, constituindo um património a defender e valorizar como marca local.

Segundo a organização, a adesão por parte dos restaurantes foi a maior de sempre, que até ao ano passado era de 22 estabelecimentos envolvidos. Na edição de 2019 serão 33 participantes, não só da cidade de Viseu, mas de todo concelho.

RESTAURANTES ADERENTES:

Cacimbo Restaurantes

Casa do Benfica em Viseu

Churrasqueira O Cantinho Dos Frangos

Hotel Durão

Lanxeirão

Palace Restaurante

Pensão Rossio Parque

Quinta do Galo Restaurante

Restaurante Cais Madeirense

Restaurante Cantinho da Leonor

Restaurante Cantinho da Xana

Restaurante Cantinho do Tito

Restaurante Capuchinha do Rossio

Restaurante Clube dos Caçadores

Restaurante Colmeia

Restaurante Conv!Da

Restaurante Copa Cabana

Restaurante D. Luis

Restaurante Hotel Grão Vasco

Restaurante Marisqueira Casablanca

Restaurante O Caneco

Restaurante O Franguito

Restaurante O Marquês

Restaurante O Perdigueiro

Restaurante Paraíso

Restaurante Porta 64

Restaurante Portas do Sol

Restaurante Recta do Caçador

Restaurante Santa Luzia

Restaurante Telheiro de Pascoal

Restaurante Verde Gaio

Taberna D. Maria

Tasquinha do Brasileiro

O conteúdo Rota do Rancho à Moda de Viseu de 8 a 10 de Novembro em 33 restaurantes do concelho aparece primeiro em GazetaRural.

Ler Artigo Original
Fonte: Gazeta Rural

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com