Rede de Aldeias Maravilha inaugura em Bragança

0

Após a revelação das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, a 3 de setembro de 2017 no Piódão, chega agora o momento de homenagear as vencedoras deixando um photopoint em cada uma delas, como marco para assinalar a eleição. Rio de Onor, eleita como Aldeia em Área Protegida, acaba de inaugurar o seu photopoint nesta rede recém criada.

É a primeira vez que temos um ícone que assinala um local eleito como Maravilha de Portugal, algo que fica na memória das pessoas e as permite sentirem-se parte desta missão de divulgar e preservar o património nacional. Estes photopoints instalados junto às aldeias vencedoras vão criar um efeito de rede, uma rede de Maravilhas eleitas que já existe mas que ainda não se tinha materializado”, explica Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas®.

Esta homenagem às aldeias vencedoras fica marcada pela realização de um programa especial 7 Maravilhas na RTP, ao longo de todo o dia, com convidados locais e também com representantes das candidatas deste ano às 7 Maravilhas à Mesa®.

Esta rede de Aldeias Maravilha, que fica assim assinalada no mapa e para quem as visita, resulta de um protocolo assinado entre os municípios de Arcos de Valdevez (Sistelo), Arganil (Piódão), Bragança (Rio de Onor), Calheta (Fajã dos Cubres), Ferreira do Zêzere (Dornes), Figueira de Castelo Rodrigo (Castelo Rodrigo) e Reguengos de Monsaraz (Monsaraz).

O projeto 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias trouxe para a agenda pública as aldeias e o interior do país, contribuindo para a promoção do património cultural, histórico, económico e gastronómico de todas as regiões. A criação desta rede de Aldeias eleitas como uma das 7 Maravilhas de Portugal® tem como objetivo continuar a dar aos municípios e às regiões ferramentas de promoção e de desenvolvimento socioeconómico.

Perto de cada uma das 7 eleitas é instalado um photopoint, com uma estética inspirada no palco das Galas emitidas pela RTP em julho e agosto de 2017, com uma vista privilegiada sobre as aldeias, que assiná-la a distinção e incentiva os visitantes a registar a sua passagem com uma fotografia enquadrada numa estrutura alusiva às 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias.

As 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias são: Castelo Rodrigo (Aldeia Autêntica); Dornes (Aldeia Ribeirinha); Fajã dos Cubres (Aldeia de Mar); Monsaraz (Aldeia Monumento); Piódão (Aldeia Remota); Rio de Onor (Aldeia em Área Protegida); e Sistelo (Aldeia Rural).

A votação para eleger as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias decorreu ao longo dos meses de julho e agosto de 2017, tendo sido apuradas 14 finalistas, duas em cada uma das Galas eliminatórias emitidas aos domingos pela RTP e RTP Internacional. Estas 14 finalistas estiveram em votação ao longo de uma semana, em Portugal e em vários países europeus. As 7 aldeias mais votadas em cada categoria fazem agora parte do roteiro das 7 Maravilhas, que já inclui património histórico e natural, gastronomia e praias.

Sobre as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias

As candidatas a 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias foram organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras foram apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria. As categorias foram: Aldeias Monumento; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas; e Aldeias em Áreas Protegidas.

Este projeto contou ainda com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Centro Nacional de Cultura, Instituto de História Contemporânea, a Federação Minha Terra, e Associação Portugal Genial.

A RTP foi a Televisão Oficial .

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com