Quintas de Melgaço celebra 25 anos em jantar vínico no Restaurante Barão Fladgate

0

Representando 530 pequenos e médios produtores da região, os vinhos da Quintas de Melgaço são uma verdadeira expressão do terroir. Os sabores da região servem-se dia 11 de maio à mesa do Barão Fladgate, em Vila Nova de Gaia, num jantar preparado a quatro mãos.

A celebrar 25º aniversário, a Quintas de Melgaço, vai promover um jantar vínico no restaurante Barão Fladgate no dia 11 de maio, em Vila Nova de Gaia, desenhado pelo Chefe anfitrião, Ricardo Cardoso, e o Chefe convidado, Paulo André, do Hotel FeelViana, em Viana do Castelo. O dueto criativo promete despertar os sentidos, num menu desenhado em exclusivo para a seleção de vinhos apresentada pelo produtor.

Uma viagem à essência que se prolonga por seis pratos e seis vinhos, que traduzem a atual aposta da Quintas de Melgaço em elevar a qualidade e versatilidade do perfil de vinhos. Do inovador vinho produzido de forma natural, quase sem intervenção enológica, ao Alvarinho de topo, repousado durante 9 meses em barrica, o elenco vínico comprova, no copo, a filosofia do produtor.

Porque este é um jantar celebrativo, a experiência inicia com um Espumante QM Super Reserva, que abre o apetite para o amuse-bouche de Ravioli de rabo de boi, proposto pelo Chefe Paulo André. Nas entradas, uma sugestão de cada chefe. Ricardo Cardoso assina o Foie com romã, lascas de chocolate negro, pimenta rosa, ameixa de Elvas, avelãs caramelizadas e sponge cake pistachios, servido com Espumante QM Super Reserva e o chefe convidado propõe Vieira caramelizada, polvo assado lentamente, puré de batata-doce e citrinos, com molho de alho negro e crocante de presunto bísaro para acompanhar o Alvarinho QM Clássico.

O primeiro prato, de peixe, é da autoria do Chefe Paulo André – Bacalhau confit recheado com caranguejo real, migas de feijão manteiga, espargos baby, cremoso de grelos e emulsão de azeite aromatizado, apresentado com Alvarinho QM Vinhas Velhas. No campeonato das carnes, o Chefe Ricardo Cardoso avança com Vitelão a três tempos com tupinambor, tendão e língua confitada, solo de cogumelos, repolgas, sprouts de brócolos e molho de L.B.V Taylor´s servido com Alvarinho QM Homenagem Reserva.

A fechar a experiência, duas sugestões doces propostas pelo Chefe Ricardo Cardoso: um Explosivo de ananás e coco tostado e Texturas de frutos vermelhos, harmonizados com Alvarinho QM Vindima Tardia.

Com vista privilegiada para a paisagem mais cénica do Porto, desenhada pelo Rio Douro e o velho casario da Ribeira, o Restaurante Barão Fladgate convida a uma experiência gastronómica em que os vinhos Quintas de Melgaço são o cúmplice perfeito. Num ambiente íntimo, os visitantes sentam-se à mesa com representantes do produtor, que irão partilhar, na primeira pessoa, as histórias e curiosidades que distinguem os seus vinhos.

O jantar, com capacidade para 60 pessoas, tem início marcado para as 19h00, com cocktail de boas-vindas. Com reserva obrigatória, o menu tem o valor de 65,00 € por pessoa.

Ler Artigo Original
Fonte: Gazeta Rural

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com