Quinta da Pacheca compete no «All Stars Pizza Antonio Mezzero Trophy»

0

A Quinta da Pacheca, uma das mais prestigiadas empresas produtoras de vinho da região do Douro, vai participar no «All Stars Pizza Antonio Mezzero Trophy», um evento que se realiza já no próximo dia 19 de novembro, no Palácio da Bolsa, no Porto, e que pretende mostrar a capacidade de harmonização gastronómica entre dois produtos de excelência: a pizza e o vinho do Douro e do Porto.

Os vinhos da Quinta da Pacheca irão assim harmonizar com as pizzas de dois nomes grandes desta arte, considerada recentemente pela UNESCO Património Imaterial da Humanidade: Radostin Kiryazov, da Bulgária, e Albert Facciolo, da França.

Radostin Kiryazov é um dos mais famosos pizzaiolos da Bulgária, com um vasto curriculum. Foi jurado no programa Master Chef daquele país, tendo também já lançado um livro “Panne, Pizza e Passione”, que trará a Portugal. É dono do ‘Osteria da Rado’, um restaurante certificado pela Câmara de Comércio de Itália, e já conquistou classificações de relevo em campeonatos Mundiais e Europeus de pizza. Defensor da autenticidade da cozinha italiana, promete surpreender Portugal com harmonizações ímpares.

Albert Facciolo é outro dos nomes grandes do mundo da pizza. Conhecido por todos os franceses amantes desta arte, é franco-italiano, uma vez que nasceu em Parma há 55 anos. A sua pizzeria Maxipizza é o templo onde confecciona, em conjunto com a mulher, as suas pizzas tipicamente italianas. É intransigente quanto à qualidade dos produtos italianos que utiliza na confecção das suas pizzas e como diz, “nem pensar em usar queijos emmental”, um dos mais famosos no país. Em Portugal irá juntar a esta exigência a qualidade superior dos vinhos da Quinta da Pacheca.

O evento, impulsionado por António Mezzero, actual campeão do mundo de pizza, trará a Portugal 10 dos melhores pizzaiolos do mundo, que competirão lado-a-lado com outras cinco marcas de vinhos da região do Douro.

Este evento conta com o apoio do Instituto do Vinho do Douro e do Porto (IVDP) que já tinha, em 2017, convidado António Mezzero a criar pizzas que acompanhassem na perfeição o Vinho do Porto. O resultado foi surpreendente e Mezzero aprofunda agora este ‘casamento’ com a primeira edição de um evento que promete levar mais longe o nome de Portugal, dos vinhos do Douro, bem como a harmonização entre estes dois seculares produtos.

Resta referir que o júri do “All Stars Pizza Antonio Mezzero Trophy” será constituído por um chef de cozinha, um pizzaiolo, um enólogo, um crítico gastronómico e um jornalista e elegerá para a posteridade a melhor harmonização entre dois produtos identitários de Portugal e da Itália.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com