Quando um Entrecôte encontra um Dão é amor à primeira vista

0

Até finais de junho, um dos nossos mais notáveis produtores de vinhos do Dão, João Paulo Gouveia chega à mesa dos quatro restaurantes La Brasserie de L´Entrecôte. Pedra Cancela é o vinho em prova exclusiva e a bem casar com a pièce de résistence da casa, o entrecôte de vazia.

Não sendo caso singular, há que destacar no apinhado universo da restauração lisboeta, onde as cartas de pratos giram ao ritmo das estações, que uma insígnia da restauração, a La Brasserie de L´Entrecôte, se mantenha de pedra e cal numa monolítica e consistente sugestão de cardápio: o entrecôte de vazia.

Naturalmente que faz acompanhar a sua pièce de résistence, a tenrura cárnica, de umas batatinhas fritas com q.b. de rusticidade, compactuantes com outro elemento inseparável neste prato: o molho secreto de 18 ingredientes, denso de sabor, onde não nos escapam os travos de ervas aromáticas e as pimentas.

Um clássico da casa que podemos provar em quatro espaços, Chiado, Parque das Nações, Marina de Cascais e Centro Comercial das Amoreiras e onde os desvios a este princípio de peça única na carta se fazem com um trio de exceções, nas entradas, com a Salada de alface e rúcula ao molho vinaigrette e nozes crocantes; o Salmão marinado com salada verde, ou por um Cocktail de gambas.

Tudo o mais é um horizonte de carnes de sabor intenso. Dai decorre, no tocante às harmonizações vínicas, que estas peçam néctares de bom corpo e de persistência no palato.

Desta forma, à proposta cárnica do restaurante, junta-se uma eclética carta de vinhos de produção nacional e também – em menor número – internacional.

Um contexto onde não falta na Brasserie uma referência sazonal, um exclusivo dos restaurantes, selecionado em parceria entre a sua equipa e um produtor vinícola e respetivos enólogos.

Quando um Entrecôte encontra um Dão é amor à primeira vista

Uma ação de caráter trimestral com um objetivo claro: chamar à carta vínica referências menos expostas no mercado e “provocar” o cliente com uma sugestão adequada ao prato de carne. Simultaneamente, aproximar quem se senta à mesa, nestes estabelecimentos que recriam a atmosfera do famoso Café de Paris, em Genebra, dos territórios portugueses de onde vertem estes vinhos.

Desta forma, até finais de junho, é a Região Demarcada do Dão que aporta à mesas de La Brasserie de L´Entrecôte, mais concretamente um vinho selecionado do produtor João Paulo Oliveira, em Oliveira de Barreiros, nas proximidades de Viseu.

O rótulo, o Pedra Cancela tinto, nasce na Quinta que lhe dá nome, casa de família, propriedade com aproximadamente 15 hectares e onde se olha para os vinhos na sua ligação intrínseca ao território e com a visão de João Paulo Gouveia, enólogo, docente, fundador do Grupo Lusovini e Grão-Mestre da Confraria dos Enófilos do Dão.

Foi em parceria com o pai (João Coelho Gouveia), corria o ano de 1999, que Paulo Gouveia inicia este projeto fortemente alicerçado na compreensão das castas portuguesas e, em particular, naquelas que são autóctones da região do Dão.

Em concreto, este Pedra Cancela tinto, traz-nos um blend de duas castas lusas, a vivaz Touriga Nacional e a jovial Alfrocheiro, vinificadas em separado e com um histórico de seis meses em barricas usadas de 225 litros.

À mesa estamos perante um néctar de cor rubi e aroma a frutos vermelhos e algumas especiarias. Na prova gustativa percebemos alguns laivos a terra e a confirmação de um vinho persistente no palato e com boa capacidade de envelhecimento. Como se usa dizer um bom vinho de guarda.

Uma referência que conta com distribuição do Grupo Lusovini, casa que agrega 19 produtores de diferentes regiões como Bairrada, Dão, Douro, Alentejo, Vinho Verde e Tejo e com presença (e escritórios) em mercados tão distintos como os Estados Unidos da América, China e Moçambique.

A Le Brasserie de L´Entrecôte está presente em Lisboa na Rua do Alecrim, nº 117 (Chiado), no Parque das Nações, Alameda dos Oceanos, Lote 1.02.12ª, na Marina de Cascais, Loja 43 e no Centro Comercial das Amoreiras.

Fonte: https://lifestyle.sapo.pt/

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com