Prova VINIDEAs – “Deserdadas com futuro” | Dia 24 de Maio, Infowineforum 2018

0

Já ouviram falar de Samarrinho, Donzelinho, ou Tinta Bastardinha? Portugal guarda um dos maiores patrimónios genéticos mundiais da Vitis viniferea. Com quase 300 castas autóctones, é de longe o país com maior diversidade face ao território.

O Douro, sendo uma das nossas regiões vinícolas mais tradicionais, apresenta uma riqueza incomparável a este nível, com o seu expoente máximo nas vinhas velhas tradicionais, que misturam 30, 40 ou mais castas! Agora, em 2018, e depois de num processo de simplificação realizado nos anos 80, ter baseado as suas novas vinhas e vinhos em 10 castas principais, há uma tendência crescente em valorizar essa riqueza, essa singularidade! Novas vinhas e novos vinhos começam a aparecer vindos de castas que estavam escondidas.

O maior congresso internacional de enologia e viticultura realizado em Portugal com caráter regular – o infowine.forum – não podia passar ao lado desta revolução e apresenta uma prova de vinhos varietais: Donzelinho, Boal, Samarrinho, Bastardo, Tinta Francisca, Tinto Cão, Tinta Bastardinha e outros, numa prova incluída no seu programa.

O infowine.forum 2018: Wine Fiction – Criar o Futuro do Vinho realiza-se a 23 e 24 de Maio, no Teatro de Vila Real e apresenta 40 conferencistas de 7 países. Iniciado em 2008, de 2 em 2 anos o infowine.forum é uma oportunidade para empresas, instituições, e todos os profissionais da fileira se reunirem, e discutirem o passado, presente e futuro do sector do vinho. Mais do que nunca, este ano discute-se o futuro! “Wine Fiction – Criar o Futuro do Vinho”

“Um dia estaremos a beber vinho em Marte ou até de Marte! O vinho como agente intemporal, unificador, galáctico, é uma visão delirante mas feliz e possível!!

Mas como chegaremos lá? Como enfrentaremos as alterações climáticas? Como diminuiremos o consumo de água e como vamos proteger o nosso ambiente, a nossa casa?

Como resolveremos o problema do despovoamento rural? Como seremos mais naturais e precisos nas nossas intervenções na vinha? E no vinho?

Que vamos comer em 2070 e quais serão as tendências de gosto no vinho?

Como vamos comunicar e vender? A quem??

Vai ser um mundo novo! E vamos ser nós que o vamos criar!!”

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com