Prova Gastronómica de Carolos e Papas de Milho

0

Visando a preservação das tradições gastronómicas locais, o ‘Meio Sustento – petiscos e mercearia’ convidou o Moleiro-mor da Confraria Gastronómica dos Carolos e Papas de Milho, João Carlos Figueiredo, para confecionar e dar a conhecer este petisco da gastronomia beirã recheado de história.

A Prova gastronómica de Carolos e Papas de Milho, vai decorrer no Meio Sustento (atrás do Tribunal Judicial de Viseu), dia 27 de janeiro, sábado, a partir das 18h30, para a qual estão todos convidados. Vamos deixar a nossa cozinha dos petiscos à disposição do Moleiro-mor, sendo que ingredientes para a prova não faltam na nossa mercearia.

Os carolos consistem em milho partido, cozinhado juntamente com carnes de vinha de alhos e, no caso da especialidade de Canas de Santa Maria (Tondela), abafados com morcela de sangue. Já as papas de milho são farinha cozida em água, que ganham o nome de papas laberças quando lhes são acrescentados vegetais (nabiças ou couve galega) e um fio de azeite.

A Confraria Gastronómica dos Carolos e Papas de Milho foi fundada em fevereiro de 2011, na freguesia de Canas de Santa Maria.

O Meio Sustento é o resultado de uma ideia desassossegada de abrir em Viseu um espaço de sabores e cultura, onde se conhecem, provam e compram produtos regionais, e se proporciona ao visitante informação privilegiada sobre o que vai provar. O projeto integra igualmente a realização de provas, pequenos eventos temáticos, apresentação de livros, de exposições, de música, e a partilha de informação geográfica fazendo parcerias centradas na cidade de Viseu, o núcleo por excelência da região.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com