Portugal Fresh mostra em Madrid o melhor da produção nacional de frutas e legumes

0

Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, prepara-se para levar 46 empresas e organizações de produtores à Fruit Attraction 2019, uma das maiores feiras do setor na Europa, que arranca amanhã, 22 de outubro, e termina quinta-feira, 24 de outubro, em Madrid.

A comitiva portuguesa na Fruit Attraction não tem parado de crescer desde que, em 2011, a Portugal Fresh marcou presença pela primeira vez no certame, com cerca de 20 empresas e organizações. A área ocupada também cresceu de 275 para perto de 600 metros quadrados, atingindo em 2019 o maior número de sempre.

Espanha representa 30% das exportações de frutas, legumes e flores nacionais e Portugal conseguiu, nos últimos anos, diversificar a oferta, levando mais cor, sabores e aromas aos mercados internacionais.

Gonçalo Santos Andrade, presidente executivo da Portugal Fresh, sublinha que “a diversidade da oferta portuguesa aumentou consideravelmente e os pioneiros da promoção internacional – empresas do sector das peras e maçãs – estão hoje muito bem acompanhados por pequenos frutos, laranjas, tomates, kiwis, uvas, abóboras, couve portuguesa, cenouras, batatas e tantos outros que garantem uma mistura de aromas, sabores e cores únicas.”

Em Madrid, a Portugal Fresh vai dar a provar as frutas e legumes a potenciais clientes internacionais. Esta é uma iniciativa incluída numa vasta estratégia de promoção externa que tem como objetivo atingir os 2000 milhões de euros de exportações do setor em 2020. Em 2018, as vendas para os mercados externos atingiram os 1500 milhões de euros.

Participação da Portugal Fresh na Fruit Attraction 2019

29 empresas – Alda Lopes, Alitec, Beirabaga, BVLH, Central Frutas do Painho, Coopval, Ecofrutas, Extrafrutas, Frupor, Frusoal, Frutalvor, Hortapronta, Kiwicoop, Parafrutas, Pedaços da Natureza, Quinta do Pizão, Vale da Rosa, Bfruit, Cooperfrutas, Emergosol, Hortomelão, Frutas Martinho, Greenpeas, Lusomorango, Lusopêra, Santos e Pereira, Vitacress, Granfer,Triportugal

8 parceiros – EDIA, Caixa Agrícola, Hirdosoph, Magos, Hubel, Lafpack, Fepal, Articold

9 associações APK (Associação Portuguesa de Kiwicultores), Refcast (Associação Portuguesa da Castanha), FNOP (Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas), Porbatata (Associação da Batata de Portugal), AIHO (Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste), APMA (Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça), COTHN (Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional), Aprofip (Associação de Profissionais de Figo da Índia Portugueses), ANP (Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha).

Sobre a Portugal Fresh

A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal conta atualmente com 87 sócios, que representam mais de 4500 produtores portugueses. Criada em dezembro de 2010, tem como missão valorizar a origem “Portugal” e as características dos produtos nacionais e promover as frutas, legumes e flores não só no mercado interno, como no palco internacional. A Portugal Fresh trabalha também para incentivar o consumo de fruta e legumes, principalmente, junto dos mais jovens.

O conteúdo Portugal Fresh mostra em Madrid o melhor da produção nacional de frutas e legumes aparece primeiro em GazetaRural.

Ler Artigo Original
Fonte: Gazeta Rural

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com