Plano de acção para o enoturismo em Portugal apresentado no Museu do Vinho Bairrada

0

O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, serviu de palco, no passado dia 10 de maio, para a assinatura do protocolo de cooperação entre as cinco Comissões Vitivinícolas – Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa e Tejo – e do contrato de financiamento para o “Enoturismo na Região Centro”, celebrado com o Turismo de Portugal, num total de 630 mil euros no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, do Programa Valorizar. Na ocasião, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, deu ainda a conhecer o “Programa de Ação para o Enoturismo em Portugal”.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deu as boas vindas a todos os presentes, num espaço, localizado no “coração da Bairrada”, e que “foi concebido para a promoção do enoturismo”.

A autarca sublinhou que o Município, ao longo destes anos, “tem vindo a trabalhar” o enoturismo, numa relação muito próxima com a Rota da Bairrada e com promotores privados para a promoção do concelho e da região, através de várias parcerias, com o intuito de “aumentar a massa critica na região”.

Maria Teresa Cardoso destacou ainda o apoio que o Turismo Centro de Portugal tem dado às várias iniciativas promovidas, neste âmbito, pelo Município de Anadia.

Aproveitando a presença do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, a edil apelou para que “haja um melhor acompanhamento e olhar da vossa parte sobre os projetos existentes no concelho”, nomeadamente “um olhar mais atento às nossas Termas”, designadamente da Curia.

O presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), Pedro Soares, fez a apresentação do projeto “Programa de Qualificação da oferta enoturística da Região Centro”. De salientar que a CVB é a entidade líder deste programa de ação. A escolha da Bairrada deve-se ao trabalho que tem vindo a ser feito na região e para o qual, em muito, tem contribuído o papel da Comissão Vitivinicola e da Associação Rota da Bairrada (ARB).

O presidente da ARB, Jorge Sampaio, falou acerca da Rota e do caminho que tem trilhado, desde a sua criação até aos dias de hoje. Atualmente, a Rota da Bairrada conta com 91 associados, entre municípios, produtores, restaurantes, hotelaria e entidades. Segundo dados de 2017, os dois espaços Bairrada, localizados na Curia e em Oliveira do Bairro, receberam a visita de cerca de 11 mil pessoas, das quais cerca de 20% oriundas do estrangeiro.

O presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, abordou a importância do “Enoturismo no Centro de Portugal”.

A sessão terminaria com a apresentação do “Programa de Ação para o Enoturismo em Portugal” pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

Ler Artigo Original
Fonte: Gazeta Rural

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com