Penha Garcia é palco do 4º Congresso das Medicinas Tradicionais a 16 e 17 de Junho

0

Penha Garcia vai receber, nos dias 16 e 17 de junho, o 4º Congresso das Medicinas Tradicionais e a 2ª Mostra do Ciclo do Pão, uma organização do Município de Idanha-a-Nova e da Junta de Freguesia de Penha Garcia com a colaboração de associações locais.

Neste evento, que terá lugar no Museu S. Pedro de Alcântara, especialistas nacionais e investigadores locais vão abordar as temáticas da saúde e da alimentação, dos saberes antigos e das tradições, em paralelo com a 2ª Mostra do Ciclo do Pão, ex-libris da gastronomia de Penha Garcia.

As inscrições são gratuitas através do Posto de Turismo de Penha Garcia (Tel.: 277 366 011) ou do Email mpires.43@hotmail.com e Tel. 965 853 166 (Mário Pissarra).

A sessão solene de abertura do Congresso está marcada para as 10h00 de sábado. Durante a manhã e de tarde serão apresentadas as comunicações: “O Sal na Tradição” (Adelaide Salvado); “Farmácia na Cozinha” (Francine Rodet); “O Contributo da Medicina Ayurveda para um Saúde Integral” (Ana Cadima); “Egitânia, o Berço dos Saberes Antigos” (José Medeiros); “Proteínas Vegetais na Dieta Quotidiana” (Jean-Claude Rodet); e realiza-se uma Cerimónia Capitular da Comenda das Idanhas na Capela do Espírito Santo, com a comunicação “O Templo na Reconstrução de Portugal” (José Medeiros).

A noite conta com animação teatral e dança do fogo pela companhia Viv’Arte, na Gruta da Lapa.

Na manhã de domingo, a partir das 8h30, realiza-se o Ciclo do Pão, um percurso por Penha Garcia que passa por locais como o Castelo e os Moinhos de Rodízio e termina no Forno Comunitário.

As temáticas a discutir durante esta manhã são as seguintes: “Plantas de Penha Garcia – Fonte de Vigor e Juventude – Crenças e Poderes Curativos” (Agostinho Freitas) e “Yoga na prevenção em saúde e cura na doença” (António Farinha). O encerramento dos trabalhos está marcado para as 12h30.

O 3º Congresso das Medicinas Tradicionais é um evento promovido pelo Provere Buy Nature e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com