Pastores de Loriga cumprem a tradição da Chocalhada de São Martinho

0

O Outono na serra da Estrela traz novas paisagens e sabores, mas também tradições que vale a pena reviver, existindo assim excelentes motivos para visitar as Aldeias de Montanha.

Na véspera e noite de São Martinho (10 e 11 de Novembro), em Loriga cumpre-se mais uma vez a tradição, os pastores tiram os chocalhos ao gado e desfilam orgulhosamente pelas ruas da Vila.

De tradição secular, a Chocalhada de São Martinho encontra-se intimamente associada aos costumes e vivências dos pastores, e diz a lenda que a sua finalidade era a de afastar os males dos seus rebanhos.

Neste fim-de-semana decorre também, numa iniciativa conjunta entre a Junta de Freguesia de Loriga e os agentes de restauração e enquadrada no Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, a mostra gastronómica Sabores da Vila.

O objetivo é valorizar o potencial gastronómico da Vila, em particular de produtos tão diferenciadores como as calhorras, o cabrito e borrego serranos, a broa e o bolo negro de Loriga, valorizando e acrescentando valor às tradições desta localidade, que também integra a Rede de Aldeias de Montanha.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com