Passeio Pedestre “Azeite e azeitona: um património milenar” em Constância

0

Passeio pedestre interpretativo, com cerca de 10 km, que a Câmara Municipal de Constância vai promover como forma de assinalar as Jornadas Europeias do Património.

Com início no Posto de Turismo, em Constância, este passeio pedestre pretende sensibilizar para a importância histórica, cultural e natural dos olivais, da azeitona e do azeite, assim como a sua ligação ao território e às gentes. Os olivais antigos do concelho devem ser preservados, pois são um património valioso e antiquíssimo, que pode facilmente atingir centenas ou até milhares de anos, podendo por isso ser contemporâneos ou até anterior à nacionalidade portuguesa.

O percurso passará por alguns dos olivais mais antigos do concelho, grandes quintas e respetivos lagares, terminando na Quinta Dona Maria em Montalvo com uma bucha, para degustar aromas e sabores de outros tempos. O regresso a Constância será realizado de autocarro, estando prevista a chegada cerca das 15 horas.

Recorde-se que as Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, evento que este ano tem por tema Partilhar Memórias, demonstrando que reavivar continuamente a memória é fundamental para que o passado não seja esquecido, fazendo com que a história se eternize na nossa consciência e se transmita de geração em geração.

A participação nesta atividade tem o custo de 3,00€, podendo ser realizada a inscrição através do telefone 249736929 ou do endereço eletrónico parqueambiental@cm-constancia.pt.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com