Novo festival quer celebrar a alma gastronómica do Alentejo

0

Estremoz vai acolher a primeira edição do Alentejo Food & Soul, um novo festival de rua dedicado à gastronomia e aos vinhos da região. No primeiro fim-de-semana de Junho, 22 chefs vão criar pratos inspirados nos produtos e no receituário alentejano.

Há algum tempo que os responsáveis pela empresa Amuse Bouche, Ana Músico e Paulo Barata, queriam organizar um festival gastronómico de rua. A ideia de fazê-lo no Alentejo vem de longe e quase estiveram para concretizá-la em 2016, ano em que chegou a ser anunciada a estreia do Alentejo Food & Soul. O evento não chegou a concretizar-se por “falta de verbas da parte do Turismo do Alentejo”. Mas a vontade manteve-se e o conceito também.

Este ano, o evento leva 19 chefs nacionais e três internacionais a Estremoz. Cada um vai criar um prato inspirado nos produtos e na gastronomia do Alentejo e prepará-lo ao longo do dia numa das estações de cozinha de rua. A entrada é livre, mas os pratos têm um preço fixo de 5€ ou 7€ (mais bebidas).

PÚBLICO - Foto

Seis chefs vão marcar presença nos dois dias do festival: no painel internacional, o turco Semi Hakim, o austríaco Matthias Bernwieser e o italiano Francesco Brutto; aos quais se juntam o chef de pastelaria Carlos Fernandes e dois chefs da região, Alberto Muralhas (do restaurante Alecrim, em Estremoz) e Filipe Ramalho (do Basilii, em Monforte).

No sábado, vão estar também presentes no festival Alexandre Silva (do lisboeta LOCO, com uma estrela Michelin), Hugo Brito (Boi-Cavalo, Lisboa), Pedro Pena Bastos e os chefs da região Miguel Laffan (L’AND, em Montemor-o-Novo, com uma estrela Michelin), Gonçalo Queiroz (Origens, Évora), Michele Marques (Mercearia Gadanha), Pedro Mendes (Narcissus Fernandesii, restaurante do Alentejo Marmòris Hotel & Spa, Vila Viçosa), Rui Fialho (Restaurante Fialho, Évora) e Luís de Matos (Portalegre).

PÚBLICO - Foto

Além das bancas de comida de rua, o recinto do festival vai contar com vários produtores regionais de carnes, vinhos, legumes e azeites, assim como alguns artesãos alentejanos.

O Alentejo Food & Soul é produzido pela Amuse Bouche e promovido pela Turismo do Alentejo, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, da Confraria Gastronómica do Alentejo e da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. É co-financiado pelo Alentejo 2020, FEDER e enquadra-se na Operação “Alentejo Eventos XX – Promoção e Marketing” promovido pela Turismo do Alentejo.

Fonte: Fugas – Publico

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com