Município de Azambuja presente no 3º Fórum Ibérico do Tejo, em Toledo-Espanha

0

O Município de Azambuja está a participar no 3º Fórum Ibérico do Tejo, que decorre desde ontem na cidade de Toledo, em Espanha, organizado pelo município local. A autarquia está a ser representada pelo vereador responsável pelos pelouros do Ambiente e das Águas e Saneamento – Silvino Lúcio, acompanhado pelo chefe da Divisão de Infraestruturas e Obras Municipais. Esta participação evidencia a importância que Azambuja dá ao Rio Tejo como património natural do concelho e como recurso turístico e económico fundamental, que o município pretende valorizar e promover cada vez mais.

Nestes dois dias de trabalhos, repete-se a crítica à política de transvases que as autoridades espanholas ainda não corrigiram e que, muitas vezes, continuam a privar o Tejo dos designados “caudais ecológicos”. Voltou, igualmente, a ouvir-se a preocupação quanto ao atraso nas medidas efetivas de proteção do rio e de promoção do seu papel ambiental e cultural para as inúmeras comunidades humanas que vivem ao longo do seu curso.

Pela parte portuguesa, este fórum conta com os contributos de especialistas universitários como Carmo Rodrigues e Pedro Teiga, bem como de Paulo Constantino – em representação do movimento ProTejo, e de João Serrano – da Confraria Ibérica do Tejo. Esta iniciativa dá sequência aos dois fóruns realizados em Portugal, o último em Vila Franca de Xira no ano 2016.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com