Milhares de visitantes no XVII Festival Internacional de chocolate de Óbidos que terminou com enorme sucesso

0

XVII Festival Internacional de chocolate de Óbidos

“A XVII edição do Festival Internacional de Chocolate (FIC), sob a temática do Desporto, foi uma aposta vencedora, desde logo pelas fantásticas esculturas construídas pelos chefs chocolatiers, com uma grandeza e qualidade escultórica únicas e diversas manifestações desportivas.

Esta edição foi muito participada pelo público em geral, atraído pela magia do chocolate, que encheu as ruas de Óbidos, como já vem sendo habitual. Desta vez voltando a um formato anterior, aberto todos os dias, entre 25 de Abril e 5 de Maio. Entre os muitos milhares de pessoas que estiveram em Óbidos nestas datas, o Festival registou a entrada de cerca de 50 mil visitantes.

A qualidade dos expositores desta edição foi ímpar com a presença de chocolatiers a darem a provar ao público do melhor chocolate do mundo, que também se produz em Portugal.

Neste ano a participação nos cursos e demonstrações realizadas diariamente foi um êxito, onde as bancadas estiveram quase sempre lotadas com o público muito interessado e as demonstrações dos chefs foram simplesmente deliciosas.

Nesta edição privilegiamos um espaço coberto e climatizado, onde pasteleiros e pontos de venda tinham melhores condições para trabalhar, associado também ao conforto dos visitantes. O espaço foi cenografado sob o tema do desporto e de forma distinta com uma pista de atletismo, uma piscina e uma pista de automóveis, todas elas delimitadas por pontos de venda, exposição de esculturas e a última por demonstrações de trabalho ao vivo em chocolate.

Esta edição contou novamente com os concursos de chocolate, com participantes com excelentes apresentações. Para avaliar os trabalhos apresentados constituímos um júri internacional composto pelo Chef Abner Ivan (Brasil), Chef Jorge Cardoso (luso-suíço), pelo Chef Justo Almendrote (Espanha), por Daniel Pinto (Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste) e Alexandre Ferreir, como representante da Óbidos Criativa E.M.

Voltámos a diversificar na Casa de Chocolate das Crianças, onde os mais pequenos se tornaram chefs e prepararam as suas guloseimas, com recurso a muita criatividade e brincadeira.

Nesta edição tivemos um espaço dedicado à comunidade local, onde o Espaço Ó pôde apresentar os excelentes produtos da nossa região e encontraram, neste festival, uma grande montra.

O tema desta edição deu ainda o mote a atividades desportivas em redor do desporto, como a 2.ª Corrida do Chocolate e a 1.ª caminhada, ou pela programação diária no evento, onde os visitantes eram convidados a experimentar as diversas modalidades e simuladores presentes no recinto. Houve ainda espaço para uma palestra com figuras ilustres do desporto a darem o seu testemunho.

Houve tempo também para apresentarmos a garrafa de ginja mais cara do mundo, permitindo a divulgação do mais precioso licor produzido em Óbidos.

De referir que esta edição contou com a presença de dois membros do governo que nos visitaram, o secretário de Estado da Juventude e Desporto e também a secretária de Estado da Inclusão, áreas muito valorizadas pelas políticas do município e que estiverem em destaque nesta edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos.

Ler Artigo Original
Fonte: Gazeta Rural

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com