‘Mesa de Cabeceiras’ deu a conhecer no Porto a excelência dos produtos locais e da sua gastronomia

0
????????????????????????????????????

Os melhores sabores de Cabeceiras de Basto, com especial ênfase para a tradição gastronómica beneditina, estiveram ontem, dia 17 de abril, em destaque na Loja de Turismo ‘Porto Welcome Center’, onde se reuniram renomados Chefs, com realce para o Chef António Loureiro, recentemente galardoado com uma estrela Michelin, presenças que muito honraram o Município Cabeceirense.

O evento contou com a presença do vice-presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Dr. Inácio Ribeiro, bem como do vice-presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. Mário Machado, e da vereadora do Turismo e da Cultura, Dra. Carla Lousada, investigadores e historiadores, técnicos do Município, professores e estudantes do ISCET, convidados e público em geral.

Associaram-se, ainda, ao evento os Chefs António Loureiro e António Costa, a especialista em gastronomia conventual, Dra. Anabela Ramos, a investigadora Dra. Arminda Costa, bem como os investigadores e também chefs Paulo Castro e Teresa Mendes.

Nesta ação promocional da ‘Mesa de Cabeceiras’ no Porto estiveram em destaque os vinhos verdes de Basto, os licores, cavacas e rosquilhos, produtos de fumeiro, mel, entre outros, assim como produtos do receituário beneditino como o perrexil, o arroz doce, a marmelada, a compota de flor de laranjeira, entre outros.

Na oportunidade, o vice-presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Dr. Inácio Ribeiro, elogiando “a forma abnegada com que trabalham os produtores locais” e desafiando-os a continuar a trabalhar em nome da qualidade dos seus produtos, disse que o Turismo do Porto e Norte “tem as suas portas abertas” para os Municípios promoverem aquilo que de melhor fazem. “Temos, ainda, o desafio de fazer com que todos aqueles que nos visitam (lojas de turismo) possam percorrer todo o nosso território”, salientou Inácio Ribeiro.

Coube à vereadora do Turismo e da Cultura, Dra. Carla Lousada, cumprimentar e agradecer a todos “por se juntarem a nós neste momento, tão especial, que pretende dar a conhecer Cabeceiras de Basto, numa das suas vertentes mais emblemáticas – a gastronomia”. E sublinhou: “estou certa de que a vossa presença em muito nos ajudará a promover o que de melhor temos para oferecer aos turistas, cativando e despertando a curiosidade de novos públicos”.

Os Chefs presentes agradeceram o convite, elogiaram a iniciativa – oportunidade para tomarem contacto mais próximo com os produtos de excelência de Cabeceiras de Basto – assumindo-se, igualmente, como defensores da boa gastronomia tradicional portuguesa.

Todos os produtores locais presentes neste evento falaram sobre as especificidades dos seus produtos, dando a conhecê-los um pouco melhor, bem como a origem dos mesmos.

A ‘Mesa de Cabeceiras’ que se estende até ao próximo mês de junho é um evento de degustação e exaltação da carne cabeceirense, onde os chefs convidados trabalharão três tipos de carne: barrosã, maronesa e minhota. No total, serão três os momentos em que profissionais e dirigentes de turismo, críticos gastronómicos, empresários de restauração e hotelaria, comunicação social e influencers, se sentarão à ‘Mesa de Cabeceiras’.

Esta experiência de contacto com produtos endógenos das terras de Basto será combinada com as influências dos saberes e sabores beneditinos e com a criatividade dos Chefs convidados para o evento. Carnes, vinhos, ervas condimentares, compotas, mel e licores, partilharão, nos dois próximos meses, a mesa de três espaços distintos em Guimarães, Braga e Porto, onde será promovida a gastronomia Cabeceirense pela ‘mão’ dos Chefs António Loureiro, Paula Peliteiro e António Costa.

A iniciativa visa a promoção dos melhores sabores Cabeceirenses, bem como a afirmação de Cabeceiras de Basto como destino gastronómico pela qualidade dos seus produtos endógenos.

Ler Artigo Original
Fonte: Gazeta Rural

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com