Meia centena de embarcações participam em Grandioso Cortejo Fluvial para receberem bênçãos em Constância no Feriado Municipal

0

No próximo dia 22 de abril, (Segunda Feira da Boa Viagem / Feriado Municipal), por volta das 13h00 vão chegar a Constância cerca de meia centena de embarcações, onde estão envolvidas mais de 250 pessoas, para participar nas cerimónias religiosas do Feriado Municipal.

Esta será uma das Festas mais participadas de sempre do ponto de vista da representação e participação no cortejo fluvial, estando confirmados 19 municípios, sete juntas de freguesia, cinco corpos de Bombeiros, dois agrupamentos de Escuteiros e oito Associações e Centros Náuticos

Recebidas com salva de foguetes e saudação musical pela Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, as embarcações são representativas da quase totalidade dos municípios ribeirinhos do Tejo, desde Abrantes até ao mar.

Os barcos vão participar num grandioso cortejo fluvial nos rios Tejo e Zêzere para receberem as Bênçãos de Nossa Senhora da Boa Viagem que, em terra, percorre as ruas da vila, em Procissão de rara beleza e envolvimento religioso.

As tripulações das embarcações estarão trajadas ao modo das épocas de então, lembrando os tempos em que os rios eram estradas e deles vinha o ganha-pão de grande parte da população.

As cerimónias religiosas em louvor de Nossa Senhora da Boa Viagem terão início às 15h30, com a Missa Solene, seguindo-se a Procissão com as já referidas Bênçãos dos Barcos nos rios, e das Viaturas, na Praça Alexandre Herculano.

Registe-se que, para além destas manifestações, as Cerimónias do Dia do Concelho, vão ter início às 10h00 com o Içar das Bandeiras, nos Paços do Concelho, com Guarda de Honra prestada pelos Bombeiros Voluntários de Constância e a presença da Banda da Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro. Às 10h30 decorrerá a Sessão Solene Evocativa do Feriado Municipal, que integra um apontamento musical com Rui Calapez e a cerimónia de Distinção dos Funcionários do Município com 10, 20 e 20 anos de serviço.

Havendo previsão de tempo razoável e estando garantida água das barragens, estão reunidas condições para que seja uma grande Festa de Constância e do Tejo, digna da sua plurissecular tradição.

O Executivo regista com muito agrado esta tão participada representação humana, numa parte da Festa que nos deve deixar a todos orgulhosos da nossa Terra e da nossa Festa.

Ler Artigo Original
Fonte: Gazeta Rural

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com