Macedo de Cavaleiros vai plantar bolas de sementes para preservar floresta autóctone

0

om o intuito de promover a consciencialização para a conservação e preservação da floresta autóctone, o Município de Macedo de Cavaleiros, em parceria com a Associação Geopark Terras de Cavaleiros, promove várias ações de defesa da floresta na semana de 19 a 23 de novembro, mas com especial enfoque no dia 23, data em que se assinala o Dia da Floresta Autóctone.

As iniciativas destinam-se a professores, alunos e auxiliares da comunidade escolar de Macedo de Cavaleiros e “pretendem sensibilizar para o património florestal do território, incentivando à prática de atitudes sustentáveis”, salienta Elsa Escobar, vereadora do município com o pelouro da Educação.

Para esta semana, a vereadora explica que a autarquia e o geoparque têm previstas várias ações, entre as quais se destaca a realização do workshop “Semear hoje para plantar amanhã”. Destinada a todas as escolas do concelho e abrangendo os alunos do pré-escolar e do 1º e 2º ano de escolaridade, a ação consiste na apresentação das espécies autóctones existentes no território e na elaboração de bolas de sementes, constituídas por bolotas, terra e argila que serão mais tarde lançadas à terra queimada pelo fogo.

“Este método é considerado o mais eficaz na reflorestação de áreas ardidas e na germinação da semente”, explica Pedro Mascarenhas, vice-presidente da autarquia e com o pelouro da Proteção Civil e Defesa da Floresta. Segundo este responsável autárquico, “este composto de sementes germina com maior facilidade e, por isso, os alunos vão plantar estas bolas de sementes na floresta no dia 23 de novembro para ajudar na reflorestação do nosso concelho”. Elsa Escobar adianta que “no âmbito das ações de promoção da defesa da floresta, está ainda prevista a realização da iniciativa “Cuidar da tua floresta”, que se destina a alunos do 3.º ao 12.º ano de escolaridade”. “Os alunos e as alunas vão plantar cerca de meia centena árvores de espécies autóctones no jardim envolvente aos edifícios da Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros”, diz.

As ações decorrerão de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 17:00h, com o intuito de sensibilizar todos os alunos. “Este ano, a ação irá ainda abordar a necessidade de tratar e cuidar a árvore para que esta consiga vingar”, sublinha Pedro Mascarenhas. O vice-presidente acrescenta que o Município de Macedo de Cavaleiros se comprometeu a colocar um sistema de rega na área plantada com árvores autóctones. Cada turma irá plantar uma árvore identificada com matérias recicladas e será responsável pelo seu acompanhamento.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com