Idanha-a-Nova: Congresso das Medicinas Tradicionais reuniu conhecimento em Penha Garcia

0

As temáticas da saúde e da alimentação, dos saberes antigos e das tradições estiveram em foco no 4º Congresso das Medicinas Tradicionais, que decorreu nos dias 16 e 17 de Junho, em Penha Garcia.

O evento, que teve lugar no Museu S. Pedro de Alcântara, em paralelo com a 2ª Mostra do Ciclo do Pão, foi uma organização do Município de Idanha-a-Nova e da Junta de Freguesia de Penha Garcia com a colaboração de associações locais.

Perante um público em bom número e muito interessado, especialistas nacionais e investigadores locais protagonizaram uma grande jornada de conhecimento, que também teve direito a programa de animação.

“As primeiras edições do Congresso das Medicinas Tradicionais contaram sobretudo com oradores que vieram de fora para nos transmitir conhecimentos. Hoje enriquecemos o evento com investigadores da região”, afirmou na inauguração Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.

O autarca sublinha que o Congresso é o ponto de partida para “descobrirmos ou redescobrimos muito daquilo que é o nosso património natural e histórico-cultural, nomeadamente os usos, costume e tradições que herdámos dos nossos pais e avós”.

Agora, este desígnio foi reforçado com a adesão de Idanha à Rede Internacional de Bio Regiões. A Bio Região de Idanha-a-Nova é a primeira em Portugal e representa uma “estratégia de desenvolvimento sustentado”, explica Armindo Jacinto, destacando áreas como a alimentação saudável, as alterações climáticas, a gestão sustentável da água, da energia e dos resíduos, a preservação das paisagens e da biodiversidade.

José Medeiros e Mário Pissarra, mentores do Congresso das Medicinas Tradicionais, construíram um programa diversificado que não deixou ninguém indiferente. O evento foi promovido pelo Provere Buy Nature e cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com