Idanha-a-Nova: Bio Região de Idanha em destaque na RTP

0

Este mês de Junho, a Bio Região de Idanha-a-Nova, a primeira em Portugal, foi tema de um episódio do Biosfera, programa da RTP que dá relevo às questões ambientais.

O programa começa por lembrar que Idanha-a-Nova é desde fevereiro de 2018 o primeiro concelho português a integrar a Rede Internacional de Bio Regiões, um conceito de desenvolvimento sustentável dos territórios.

“[Nas Bio Regiões] toda a comunidade participa na redefinição de um modelo agroecológico do mundo rural. A produção multifuncional e sustentável é o ponto de partida da estratégia territorial; segue-se a articulação dessas atividades agrícolas com o turismo, a educação, a saúde, o bem-estar e a preservação da paisagem”, explica o magazine semanal.

Em declarações ao Biosfera, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, refere que já existem no concelho produtos biológicos nas áreas do pão, do queijo, da carne, dos cosméticos, do azeite, das sementes, dos licores, das hortícolas e frutícolas, mas adianta que esta dinâmica abrange ainda sectores como a restauração, a hotelaria ou a animação turística.

O programa inclui também testemunhos de produtores biológicos de Idanha e de individualidades como o presidente da Rede Internacional de Bio Regiões, Salvatore Basile, e o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

O programa está disponível no portal da RTP, em https://www.rtp.pt/play/p4238/e350848/biosfera.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com