I Jornadas do Peixe Atlântico: o tesouro do nosso mar celebrado no VINUM

0

Depois de seis anos consecutivos a promover a qualidade rara do Boi Velho de Trás-os-Montes, o VINUM Restaurant & Wine Bar vira as atenções para o mar e encontra nele um verdadeiro tesouro: o peixe selvagem da costa portuguesa. Nascem assim as I Jornadas Gastronómicas do Peixe Atlântico, que decorrem até 15 de dezembro.

Há um novo protagonista nas aguardadas Jornadas Gastronómicas do VINUM Restaurant & Wine Bar, localizado nas Caves Graham’s, em Vila Nova de Gaia, um evento que se afirma como um dos pontos altos do calendário gastronómico do Grande Porto. Pela primeira vez, o peixe é a estrela principal de um menu desenhado especialmente para a ocasião, com o objetivo de recuperar os melhores produtos da cozinha do Norte de Portugal.

Da carne para o peixe, o menu criado para as I Jornadas Gastronómicas do Peixe Atlântico tem como convidado principal o Tamboril Selvagem, uma espécie de época, que está na sua plenitude de gorduras e tamanho. À cozinha do VINUM chegam apenas exemplares com mais de 3,5 kg, perfeitos para a preparação na parrilla, a grelha de design basco cujo fogo apenas sublinha os sabores a mar. O Tamboril é depois servido em peças inteiras, ideais para partilhar, acompanhado com uma Salada de alface e cebolinho e os característicos Pimentos de Piquillo assados.

Ainda antes deste prato principal, as boas-vindas são dadas com uma seleção de Conservas de Peixe de Matosinhos, numa homenagem à tradicional indústria conserveira do Norte de Portugal, e uma Cavala marinada no momento. Segue-se um Guisado de Bacalhau e Amêijoas com Feijão Branco. No final, uma seleção de Queijos regionais e as já clássicas Trufas de Chocolate completam o menu.

Apesar de ser novidade nas Jornadas Gastronómicas, o peixe fresco na parrilla é presença habitual na carta do VINUM, que mantém o compromisso de servir apenas pescado selvagem (nunca de viveiros) e da costa portuguesa. Com um único fornecedor, no Mercado de Matosinhos, que se abastece em todas as lotas do país, há espécies incontornáveis para o restaurante: salmonete, rodovalho, linguado, robalo, goraz, pescada e, claro, tamboril são servidos sempre de acordo com a época e a disponibilidade que a natureza permite.

O menu criado para as I Jornadas Gastronómicas do Peixe Atlântico estará disponível diariamente, até dia 15 de dezembro, ao almoço e ao jantar, nos horários do restaurante: entre as 12h30 e as 16h00 e as 19h30 e as 24h00. Para informações e reservas, deverá consultar: 220 930 417 ou reservas@vinumatgrahams.com.

O conteúdo I Jornadas do Peixe Atlântico: o tesouro do nosso mar celebrado no VINUM aparece primeiro em GazetaRural.

Ler Artigo Original
Fonte: Gazeta Rural

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com