Há melão casca de carvalho a mais e escoamento em tempo útil vai ser difícil

0

Há melão casca de carvalho a mais e escoamento em tempo útil vai ser difícil

A produção de melão casca de carvalho deste ano é superior à habitual, o que pode dificultar o escoamento do produto em tempo útil, admitiu, em Penafiel, José Rocha, da Direcção Regional de Agricultura do Norte.

O técnico explicou à Lusa que os melões este ano foram plantados mais tarde devido às especificidades do clima e que, por isso, há nesta altura uma quantidade superior daquele fruto. “Estamos no pico da produção”, comentou.

Falando na Agrival, a propósito do concurso do melão casca de carvalho que se realizou, José Rocha explicou que aquele fruto, ao contrário do melão comum, tem de ser colhido maduro e fresco.

O melão casca de carvalho do Vale do Sousa, acrescentou, só se aguenta em boas condições durante cinco dias, o que dificulta o seu escoamento em tempo útil. Acresce que apenas 20% dos melões colhidos reúnem boas condições para ser consumidos, segundo avança o site da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Portugal, que cita a Lusa.

Feira de melão casca de carvalho

Por isso, no dia 3 de Setembro, vai realizar-se, pela primeira vez, uma feira de melão casca de carvalho, em Penafiel, no Largo da Ajuda, onde poderão ser adquiridos exemplares de boa qualidade de toda a região do Vale do Sousa, prometeu.

No concurso superou-se o número habitual de concorrentes no certame, oriundos de Lousada, Paredes, Penafiel, Felgueiras e Penafiel. Vinte produtores submeteram ao veredicto do júri os seus melões, com a avaliação vários critérios, sob olhar atento dos responsáveis da Confraria do Melão Casca de Carvalho.

O técnico explicou à Lusa que aquele tipo de melão, que se produz exclusivamente nas zonas do Vale do Sousa, Barcelos, Famalicão e Vila Verde, reúne características únicas, nomeadamente o facto de ser menos doce, ter gás, ser apimentado e com mais fibra. “É um melão que está adequado à gastronomia da região de Entre Douro e Minho, acompanhado de vinho verde e petiscos”, afirmou.

Agricultura e Mar Actual

Melão 2016-08-30 Ana Cordeiro de SáLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com