Golegã promove primeira edição do ‘Encontro dos Vinhos do Tejo’

0

De 23 a 26 de Maio, a “Capital do Cavalo” Golegã organiza a ‘XXI ExpoÉgua’, evento com um extenso programa, que este ano é marcado pela estreia do ‘Encontro dos Vinhos do Tejo’ – que acontece na sexta-feira e Sábado, das 16h00 às 21h00, e no Domingo, das 13h00 às 18h00, no Clube do Criador, espaço exterior do Picadeiro Lusitanus, no Largo do “Arneiro”. O acesso é livre, mas para degustação dos vinhos é obrigatória a compra do copo oficial, no valor de €3,00 e que permite a prova de um vinho por produtor, ou seja, 10 provas.

Adega do Cartaxo, Casal das Freiras, Casal do Conde, Lambérias, Quinta da Atela, Quinta da Lagoalva, Quinta da Ribeirinha, Quinta dos Filipes (Golden Grape), Vinhos Franco e Vinhos Zé da Leonor são os produtores que vão ter as suas mais recentes novidades à prova e à venda, neste que é um evento que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal da Golegã e a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, entidades que, deste modo, unem duas tradições culturais ribatejanas de enorme importância: a equestre e a vitivinícola.

Com efeito, “quer o Cavalo Lusitano, quer os Vinhos do Tejo, exibem séculos de história da nossa região, o Ribatejo. Porque nós somos o que fomos, juntamos o Domínio Equino e o Domínio Vínico, tratando, assim, da nossa história, cultura e identidade, promovendo-as e divulgando-as. E é isso que nós, na Golegã, gostamos de fazer”, declara José Veiga Maltez, Presidente da Câmara Municipal da Golegã e da Associação Nacional de Turismo Equestre.

21.ª edição da ExpoÉgua com programa recheado

O programa da ‘XXI ExpoÉgua’ é bastante dinâmico e apelativo, sendo contudo de salientar alguns momentos, como é o caso da XVIII Romaria a São Martinho (dia 24, às 10h00) que repete, uma vez mais, a tradicional peregrinação a cavalo dos romeiros. O Concurso Nacional ExpoÉgua 2019 (dia 25, às 10h00) é outro dos momentos altos do certame, seguindo-se a Cerimónia Protocolar de Entrega de Prémios deste desafio. A restante programação é preenchida com provas da III Jornada (Final) do Campeonato Nacional Inter-Escolar de Equitação, do Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho, do Campeonato Regional do Centro de Ensino, da Jornada do Campeonato Nacional de Horseball e dos Concursos de Atrelagem Regional.

No âmbito das expressões artísticas, está agendada a apresentação do livro “Do Pensamento ao Poema”, de Manuel da Várzea, o goleganense Rui Melancia, ao som do piano de Artur de Castro (dia 23, às 18h30), no Palácio do Pelourinho, e decorrem as exposições de pintura “Diálogos com a Arte Rupestre”, de Mariola Landowska, na Galeria de Arte João Pedro Veiga, e a de fotografia “A (nova) Reserva da Biosfera”, de Jorge Castro Henriques, na Casa-Estúdio Carlos Relvas.

Ler Artigo Original
Fonte: Gazeta Rural

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com