Gastronomia e cultura italiana celebradas durante uma semana

0
Il Boscareto Resort SPA ristorante La Rei chef Pasquale Laera 16 10 17

Arranca hoje oficialmente a Semana da Cozinha Italiana no Mundo, iniciativa promovida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional com um grupo de trabalho que envolve o Ministério das Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais; o Ministério da Educação, da Universidade e da Investigação; e o Ministério dos Bens e Atividades Culturais italiano, contando ainda com todas as instituições públicas e privadas empenhadas na promoção Made in Italy. Mais de 150 países celebram a gastronomia e cultura italiana, sendo que em Portugal as celebrações prolongam-se até dia 28 de novembro e decorrem em Lisboa, no Porto e em Loulé.

O programa da iniciativa é da responsabilidade da Embaixada de Itália em Portugal, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Câmara de Comércio Italiana para Portugal, e associação ASCIP – Dante Alighieri do Porto, contando ainda com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa. Esta é a terceira edição da iniciativa, que este ano pretende dar destaque a regiões e territórios de origem de produtos italianos, assim como às vantagens da dieta mediterrânica. A iniciativa integra degustações de produtos, workshops, provas de vinhos, showcookings, jantares e ainda uma conferência. Baseados no conceito “The Extraordinary Italian Taste”, 17 restaurantes no Porto e norte e em Lisboa vão apresentar menus especiais durante a semana.

Jornalista e escritor Davide Paolini na abertura da iniciativa

Cabe ao jornalista e escritor Davide Paolini – mais conhecido por Gastronauta® – a abertura das atividades da Semana da Cozinha Italiana. Desde 1983, assina a rubrica “A me mi piace” no jornal Il Sole 24 Ore e é autor de vários livros sobre comida e marketing gastronómico e territorial. A sessão decorre hoje, às 18h30, no Instituto Italiano de Cultura e será acompanhado de uma degustação de produtos típicos da Úmbria. A entrada é livre, mas a reserva é obrigatória e deve ser feita para o e-mail iiclisbona.reservas@esteri.it.

Estrela Michelin Pasquale Laera ensina estudantes portugueses

No dia 21 de novembro, às 16h00, Pasquale Laera – licenciado pela Escola Internacional de Cozinha Italiana ALMA e detentor de uma estrela Michelin – orienta um workshop na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Amanhã, 20 de novembro, o jovem Chef é responsável pelo menu do Jantar de Gala de homenagem a Gioacchino Rossini no ano em que se assinala o 150º aniversário da morte do compositor. O momento, destinado a convidados, decorre na Embaixada de Itália e será acompanhado da atuação da mezzo-soprano Joana Dinis da Fonseca e do pianista Alessio Vellotti que interpretarão árias rossinianas.

Conferência no Porto sobre a dieta mediterrânica

No dia 23 de novembro, às 9h30, o salão nobre da Reitoria da Universidade do Porto acolhe a conferência “Dieta Mediterrânica – Definição, relação com a saúde e adesão”. A iniciativa é organizada pela ASCIP Dante Alighieri em colaboração com a Reitoria da Universidade do Porto e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. O primeiro painel é da responsabilidade de Sara Rodrigues (FCNAUP) e tem como mote “Dieta Mediterrânica: ainda existe?”. No segundo painel, Claudio Pulcini apresentará as “Afinidades do património gastronómico mediterrânico entre Portugal e Itália”. A entrada é livre.

O que come um campeão de mundo de vela?

No dia 21 de novembro, às 19h00, o Instituto Italiano de Cultura recebe Raimondo Cappa – campeão de vela em competições internacionais. Será realizada uma apresentação dos pratos típicos da tradição napolitana que se costumam comer a bordo de uma embarcação, como é o caso da frittata de massa ou o gattò de batatas, sendo que a degustação será preparada pela Chef Necci Bertini. A entrada é livre, com necessidade de inscrição para o e-mail iiclisbona.reservas@esteri.it.

Oportunidade para provar comida de astronauta Made in Italy

No dia 23 de novembro, às 19h00, Raffaele Tiberino vem a Portugal para contar a história da empresa familiar que, desde 2007, prepara os menus italianos para os astronautas da Estação Espacial Internacional. Segue-se uma degustação de produtos da região Apúlia e que incluem também pratos que fazem parte do menu dos astronautas, como fregola ai porcini ou orecchiette baresi e taralli. A entrada para este evento também é gratuita, sendo que a inscrição tem de ser feita para iiclisbona.reservas@esteri.it.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com