FNAP organiza 1º Encontro Apícola Transfronteiriço em Rio de Onor a 16 de Junho

0

A FNAP, em parceria com a Associação de Apicultores do Parque Natural de Montesinho, organiza no próximo dia 16 de Junho, o 1º Encontro Apícola Transfronteiriço.

Com este evento a FNAP pretende juntar os apicultores de Portugal e Espanha, e tem como principal tema de discussão e debate a “Complexidade do Mercado de Mel: fraude a adulteração. Estado atual e novas técnicas analíticas de deteção.

Do programa destacam-se as duas conferências de grande interesse para os profissionais do setor apícola de Portugal e Espanha, uma vez que abordam problemáticas comuns a ambos os países: a sanidade apícola com a presença de Sância Pires do Instituto Politécnico de Bragança, e a complexidade do mercado do mel e os desafios no combate à fraude no mel que circula no mercado europeu e ibérico, da responsabilidade de Jorge Cáceres da Universidade Complutense de Madrid e Santiago Escribano da Universidade Politécnica de Madrid.

O programa inclui um passeio botânico orientado para a descoberta das espécies botânicas de interesse apícola, orientado e comentado por Roman Cid da Asociación Gallega Abellas Nais, e um almoço convívio entre todos os participantes na histórica aldeia de Rio de Onor, inserida no Parque Natural de Montesinho e recentemente eleita na categoria de “aldeia em paisagem protegida” com o galardão «7 Maravilhas».

ORGANIZAÇÃO:
A Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), fundada a 10 de julho de 1996, é uma organização socioprofissional com 45 organizações de apicultores filiadas, entre cooperativas, associações e agrupamentos de produtores, oriundas de todo o país e regiões autónomas.

A missão da FNAP é a defesa e representação dos interesses da Apicultura Portuguesa, no país e no estrangeiro, tanto na componente económica da atividade, como na defesa de uma vida digna e de qualidade para todos os apicultores.
A Associação de Apicultores do Parque Natural de Montesinho, constituída em 1980, tem como área de intervenção a Terra Fria Transmontana, mais propriamente os concelhos de Bragança, Vinhais, Vimioso e Miranda do Douro.

Atualmente representa 250 apicultores e 22.000 colmeias, aos quais presta apoio técnico, serviços de processamento de mel e cera, comercialização de produtos, e com quem faz a gestão Zona Controlada de Doenças das Abelhas da Terra Fria. É a entidade gestora da Denominação de Origem Protegida, Mel do Parque de Montesinho DOP e MPB.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com