Festivinhão, Festival Enoturístico de Arcos de Valdevez volta em Junho

0

O Festivinhão – Festival Enoturístico de Arcos de Valdevez está de regresso, depois do sucesso alcançado em 2016. Este ano realiza-se de 16 a 18 de Junho, numa organização Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez e do Município de Arcos de Valdevez. Este festival enoturístico pretende celebrar a Casta Vinhão e a sua fabulosa evolução em termos técnicos e produtivos.

Antecedendo o evento propriamente dito, está já em curso a selecção do “Festivinhão’17 Vinho do Ano”, com um Grande Prémio para o Vinho da Casta Vinhão e a Selecção do Ano para as categorias de Vinhos Verdes Tintos, Brancos, Rosé, Espumantes Tintos e Espumantes Brancos. Haverá ainda uma Selecção para os Vinhos de Arcos de Valdevez nas mesmas categorias (excepção dos espumantes, que apenas tem uma categoria genérica).

Como na edição anterior, o evento terá lugar nas ruas do centro histórico da Vila de Arcos de Valdevez, contando com espaço de exposição de vinhos e produtos locais, espaço provas, tasquinhas de petiscos, espectáculos de palco, animação de rua, workshops técnicos, curso de iniciação à prova de vinhos, percursos turístico-gastronómicos pela Vila, visitas a Quintas/Adegas para além de uma de programação musical forte.

São ainda parceiros na organização a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, a Epralima – Escola Profissional do Alto Lima, a Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Seminário sobre vinho e turismo

Segundo fonte da autarquia de Arcos de Valdevez, “é na relação entre a gastronomia tradicional e a diversidade dos vinhos que melhor se potencia a riqueza da actividade turística na Região Norte de Portugal, em particular na região dos Vinhos Verdes. A harmonização entre o património natural, construído e imaterial, o alojamento e as actividades de animação turística, potenciam a criação de valor económico para a região e para os agentes envolvidos”.

Será sob esta temática de fundo, que dia 16 de Junho decorrerá um seminário, coordenado pela Escola Superior Agrária do IPVC, com dois painéis: na parte da manhã dedicado à vinha e ao vinho; na parte da tarde dedicado ao marketing, ao turismo, gastronomia e vinhos. Este segundo painel decorrerá no ambiente especial do café mais antigo de Arcos de Valdevez, o “Café Arcuense”.

Agricultura e Mar Actual

Arcos de Valdevez Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez Epralima Escola Superior Agrária de Ponte de Lima Vinhos Verdes 2017-05-27 João BorgesLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com