Festival das Sopas no Agrupamento de Escolas do Crato: Arte da culinária ao serviço da Saúde e da Educação

0

A comer também se educa. Esta é a conclusão óbvia que se retira da iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escolas do Crato e que dá pelo sugestivo nome de “Festival das Sopas”. Foi durante o almoço de quarta-feira, dia 14 de novembro, nas instalações da Escola EBI Ana Maria Gordo, que centenas de pessoas vindas de todo o concelho tiveram o grato prazer de provar as 21 sopas diferentes e, com o seu gesto, contribuir decisivamente para causas sociais e de caráter educativo.

As 21 sopas vieram de todo o Município, confecionadas por pais, alunos, instituições. Umas mais aromáticas, como a de coentros, outras mais consistentes, tais como os espinafres com grão e massa ou de gão com carne, outras mais carnudas, como o demonstra a canja de galinha à moda de Aveiro, outras mais pesadas, assim o tem no nome a sopa da pedra. E muitas mais. Todas igualmente saborosas. Todas igualmente nutritivas.

A professora Ana Semedo explicou que esta 9ª edição do Festival das Sopas promovido na escola é uma iniciativa que merece o apoio logístico da União de Freguesias e também do Município do Crato, entidades que, de resto, se associaram ao evento e se congratularam com a elevada adesão ao mesmo. “Toda a comunidade escolar está envolvida no projeto. Desta vez temos a participação direta de 250 alunos, desde a pré-primária ao nono ano de escolaridade, da Associação de Pais, de 40 professores e 25 funcionários”, explicou a docente.

“Esta iniciativa está incluída no Plano de Promoção e Educação para a Saúde. O dinheiro obtido irá servir para fazer uma espécie de mealheiro que permitirá aos alunos efetuarem visitas de estudo. Não há qualquer intuito lucrativo por parte da escola. Em 2017, por exemplo, toda a verba obtida foi canalizada para ajudar a comprar diverso tipo de recheio para as casas das pessoas afetadas pelos incêndios florestais”, explicou Ana Semedo.

Para a posterioridade fica a nobreza do ato, o gosto do almoço e a lista das soberbas iguarias servidas: Canja de Galinha à Moda de Aveiro e Sopa de Grão com Carne (1ºA), Sopa de Coentros (1ºB), Sopa de Grão com Arroz (2ºA), Sopa Holandesa e Sopa Cor de Rosa (3ºA), Sopa de Feijão Verde (4ºA), Sopa de Espinafres com Grão e Massa e Sopa de Repolho (5ºA), Feijoada e Caldo Verde (6ºa), Sopa de Feijão com Couve (6ºb), Sopa de Almeirim (7ºA), Sopa de Tomate (8ºA), Canja de Galinha e Sopa do Bosque (8ºB), Sopa de Feijão com Couve e Creme de Cenoura com Ovo (9ºA), Sopa de Alho Francês e Sopa de Peixe (9ºB), Creme de Pescada (BE) e Sopa da Pedra (UF).

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com