Festa do Vinho & do Chocolate está de volta ao Cartaxo

0

  • A Festa do Vinho & do Chocolate, chega ao Pavilhão Municipal de Exposições no dia 27 de abril, sexta-feira.
  • Exposição, venda e provas de vinho e chocolate, cozinha ao vivo e harmonizações para o público degustar livremente, tasquinhas regionais, artesanato e espaço dedicado às crianças, para além de muita animação, são as propostas da XXX edição da Festa que mantém o chocolate como convidado especial.

A Câmara Municipal do Cartaxo voltou a desafiar produtores, a convidar enólogos e instituições de ensino a estarem presentes, apostou num conjunto de iniciativas de animação musical, provas de vinho, demonstrações de cozinha ao vivo e manteve o espaço infantil que no ano passado fez as delicias dos mais pequenos e das suas famílias. As tasquinhas prometem o mesmo de sempre – o melhor da gastronomia regional.

Durante cinco dias, os produtores e as casas agrícolas vão oferecer os sabores e aromas dos seus vinhos, o chocolate ocupará bancas e ateliers, a música subirá ao palco e as tasquinhas das associações do concelho serão espaço de convívio e de divulgação da melhor gastronomia da região e da excelência do vinho do Cartaxo.

27 de Abril – sexta-feira – começar o fim de semana a brindar aos amigos

O certame abre portas no próximo dia 27 de abril, a partir das 15h30 com o seminário As Adegas Cooperativas e Novos Mercados, que vai pôr à conversa os profissionais do setor. Para além de dois painéis de oradores, para dois temas – O Presente e Perspetivas de Futuro, e Novos Vinhos, Novas Formas de Comercialização –, o seminário integra também a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Vinhos da Campanha 2017 do Melhor Vinho na Produção do Concelho do Cartaxo e da Região Tejo, organizado anualmente pela autarquia. Os vinhos premiados serão os protagonistas da prova que encerrará o seminário.

A Cerimónia de Inauguração terá lugar às 19h00, com a presença da música popular portuguesa, pelo grupo Cantigas da Terra, do Rancho Folclórico do Cartaxo, que vai abrir o programa de animação da Festa.

Para inaugurar o espaço de showcooking, às 21h00, os vinhos Rui Franco são os protagonistas escolhidos pelos alunos da Escola Secundária do Cartaxo, para a segunda prova do dia, conduzida pelo enólogo Hernâni Magalhães.

A noite continua nas tasquinhas regionais, ao som do DJ Thiago Riko.

28 de Abril – sábado – é dia de ficar na Festa até às tantas

Se na sexta-feira saiu tarde da Festa do Vinho & Chocolate, aproveite para descansar durante a manhã, porque a partir das 12h00, já as tasquinhas regionais começam a esperar por si para um almoço demorado com a família ou os amigos. Às 15h00 tem início um dos ateliers de Chocolate Mini-Chef, que vai repetir-se no domingo e na terça-feira. Se às 16h30 ouvir ritmos de festa, não se espante, é o Grupo de Bombos de S. Marçal de Ponte de Lima, que entrou na Festa com seu espírito irreverente. Às 17h00, a zona de showcooking recebe a enóloga Maria Vicente, da Casa 1927, e a Escola Profissional de Vale do Tejo, que voltará às 19h00, para uma prova comentada de cocktails. O Grupo de Dança Desportiva da Sociedade Filarmónica Cartaxense sobe ao palco da Festa às 17h30 para contagiar todos com a sua energia. E como o dia seguinte também é de descanso, a noite de sábado pode muito bem ser passada em grande diversão com o concerto dos Ús Sai de Gatas, que ocupam o palco às 22h00.

29 de Abril – domingo – é Dia de convidar as mães a ir à Festa

Para além de todas as atividades em que pode participar, a DADA oferece 5 Minutos de Fama a mães e filhos, com uma sessão fotográfica dedicada ao Dia da Mãe que assinala o 11.º Aniversário da revista – marque para as 16h00 e guarde para sempre a memória deste dia.

A Chiclateira vai andar pela Festa a “dar música” ao domingo – no espaço das tasquinhas às 16h00 e às 18h00. Não perca, vai ser mesmo divertidíssimo. Mas a música também é para dançar e isso mesmo vai fazer o Grupo de Dança Hip Hop do Ateneu Artístico Cartaxense, às 17h00. Antes disso, às 16h00, os vinhos da Adega Cooperativa do Cartaxo vão ser postos à prova e comentados por quem melhor os conhece, o enólogo que lhes dá corpo – Pedro Gil. A partir das 18h00, serão os vinhos Casal da Fonte, a mostrar porque não pode deixar de os conhecer. Não falte a este encontro.

Foram o gosto comum pela música e o prazer partilhado pela poesia que os levaram a formar a Banda d’Ká e a pisar os palcos do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita e do Centro Cultural do Cartaxo. Desta vez, será a Festa do Vinho & Chocolate a receber as canções destes cinco autodidatas que sobem ao palco às 22h00.

30 de Abril – segunda-feira – é véspera de feriado e de começar a celebrar o Dia do Trabalhador com uma noite bem divertida

A AMPV – Associação de Municípios do Vinho, faz 11 anos e tendo nascido no Cartaxo, escolheu o Cartaxo para fazer a festa de aniversário. No Pavilhão Municipal de Exposições, vai falar-se sobre Educar para o Vinho, num workshop que se inicia às 17h00 e tem esta associação como parceira. Às 21h00, as Comemorações decorrem no Centro Cultural do Cartaxo e contam com dois momentos de destaque, a cerimónia de entrega dos Prémios Prestígio AMPV e a Homenagem Nacional a Vasco d’ Avillez.

No Pavilhão Municipal de Exposições, a Festa do Vinho & Chocolate continua com uma prova de vinhos às 18h00, a mesma hora a que se inicia um atelier infantil. Saia do trabalho, junte a família e vá até à Festa – para os mais novos, o My Camp reservou muita surpresas, para os adultos, são os vinhos da Cidade Europeia 2018, que vão estar à prova. Fique para jantar e às 22h00, dance e divirta-se com os Carapaus, Azeite e Alho.

1 de Maio – terça-feira – é de celebrar a tradição ribatejana

A Festa do Vinho é também a festa das melhores e mais típicas tradições ribatejanas, que terão o seu momento alto logo pela manhã com o Dia do Campino. A partir das 10h00, as ruas da cidade recebem campinos, amazonas e cavaleiros, para um desfile que conta com a participação do Rancho Folclórico do Cartaxo e da banda da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense.

No recinto da Festa a tradição afirma-se desde tenra idade, com os mais novos a mostrar a etnografia e as danças regionais, é o Festival de Folclore Infantil, que sobe ao palco às 15h00.

Durante a tarde, às 16h00, há ainda tempo para a última prova comentada de vinhos, conduzida pela enóloga Verónica Pereira, que apresentará os vinhos Casal do Conde. Às 17h30, a Chef Marta Simões, com a A Caverna da Marta, vai estar num showcooking, que o convida a descobrir a Paleo Food e os vinhos da Quinta da Ribeirinha, pelo enólogo César Machado.

Na Praça de Touros do Cartaxo, os aficionados têm na Novilhada, que tem início marcado para as 17h00, a certeza de uma tarde divertida, enquanto no Pavilhão Municipal de Exposições, o Grupo de Cantigas e Tradições da Lapa, sobe ao palco às 18h30 para que o melhor da música tradicional portuguesa encerre a animação da Festa. Até às 22h00, as tasquinhas regionais continuam a servir iguarias de todas as freguesias.

Associações responsáveis pelas Tasquinhas Rancho Folclórico do Cartaxo, Associação do Rancho Folclórico da Freguesia da Lapa, Casa do Povo da Ereira, Sociedade Filarmónica Incrível Potevelense, O Ribatejano Futebol Clube Valadense, Associação Cultural e Recreativa de Vale da Pedra – “Bola”, União Desportiva e Recreativa de Vale da Pinta, “Os Cinquentões”.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com