Festa do Queijo Serra da Estrela 2019 presta homenagem aos pastores e queijeiras

0

Festa do Queijo Serra da Estrela 2019 presta homenagem aos pastores e queijeiras

Oliveira do Hospital é o palco de uma das últimas feiras da região demarcada dedicada ao Queijo Serra da Estrela, onde são esperados mais de 50 mil de visitantes, e que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Considerado como o maior certame dedicado ao queijo Serra da Estrela, terá lugar, a 16 e 17 de Março, em pleno centro da cidade, no Largo Ribeiro do Amaral, onde o Queijo Serra da Estrela será o rei da festa.

Na apresentação da Festa, que decorreu na BTL, em Lisboa, o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, entidade que promove o certame, referiu que este “é o nosso principal acontecimento e o nosso cartaz turístico, mas queremos que seja de toda a região”.

José Carlos Alexandrino afirmou que “é com este tipo de eventos, com grande capacidade de atracção, que colocamos no mapa o interior do país e, concretamente, Oliveira do Hospital”. Neste âmbito, o autarca aproveitou o momento para saudar os presidentes de Câmara de Arganil e Gois, por “terem agarrado o Rally de Portugal”.

Voltando à Festa do Queijo Serra da Estrela, o edil de Oliveira do Hospital referiu que depois da tragédia dos incêndios de 2017, o certame deste ano “é uma grande homenagem aos pastores, às queijeiras e a todos quantos contribuem para a produção” de uma das 7 Maravilhas da gastronomia portuguesa.

O autarca lembrou que a feira deste concelho do distrito de Coimbra “é o evento que mais contribui para a projecção e para a notoriedade das marcas queijo Serra da Estrela e Oliveira do Hospital”. Segundo José Carlos Alexandrino, o impacto económico total da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital “é superior a 2,5 milhões de euros”, segundo uma estimativa da autarquia. Além disso, o “retorno mediático” da Festa do Queijo totalizou cerca de 40 milhões de euros, no conjunto das edições de 2016 e 2017, segundo um relatório da Cision, a multinacional que monitoriza o impacto de grandes realizações públicas.

Para o presidente da Câmara, “serão dois dias em que mostramos o pulsar de um território, que em 2017 foi devastado pelos incêndios, que ainda tem muitas feridas por sarar, mas que continua a renascer das cinzas”. O autarca aproveitou, mais uma vez, para agradecer a onda de solidariedade gerada no país para com o seu concelho, adiantando que a iniciativa ‘Rumo ao Camião’ vai distribuir no próximo domingo 1000 galinhas pela população do concelho.

O certame terá um vasto programa cultural e aos cerca de 20 produtores de queijo que participam na Festa, incluindo as queijarias certificadas, juntam-se os postos de venda de artesanato e diversos bens alimentares da região, como enchidos, mel, pão e bolos, num total de 200 expositores.

A iniciativa “é também já visitada por muitos turistas estrangeiros, sobretudo espanhóis, que habitualmente se deslocam a Oliveira do Hospital” no âmbito do capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela. r

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com