Feira Gastronómica do Porco de 13 a 15 de Janeiro em Boticas

0
SONY DSC

É já no próximo fim-de-semana, de 13 a 15 de Janeiro, que o concelho de Boticas recebe a 19ª Feira Gastronómica do Porco, uma mostra do fumeiro e gastronomia tradicional, que espera atrair cerca de 70 mil visitantes.

A “Casa do Pedro”, em Vilarinho Seco, acolheu, no dia 3 de janeiro, a apresentação da XIX Feira Gastronómica do Porco de Boticas, que irá realizar-se nos próximos dias 13, 14 e 15 janeiro. Na apresentação do certame marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, e o vice-presidente, Guilherme Pires.

A Feira decorrerá no Pavilhão Multiusos de Boticas com a presença de 77 expositores, dos quais 44 serão de fumeiro, e contará ainda com as “Tasquinas”, onde se poderá saborear a tradicional gatronomia barrosã.
A Feira Gastronómica do Porco, segundo referiu Fernando Queiroga, pretende preservar e manter a tradição dos enchidos derivados do porco e incentivar os jovens agricultores para a continuidade da produção: “Esta feira tem como objectivo promover e divulgar o nosso concelho através da sua gastronomia e atrair cada vez mais pessoas à vila barrosã”, tornando-se assim este certame, por via da comercialização, “uma fonte de rendimento muito significativa para os nossos agricultores”.

À promoção dos produtos locais e tradicionaios irá permitir que a sua comercialização se possa estender além de Feira. Em dezembro, decorreu a abertura da Loja Rural Produtos de Montanha, cujo objetivo essencial é facilitar a comercialização dos produtos locais, porque os produtores, individualmente, nem sempre têm essa facilidade. Assim, alargadas as vias e formas diferenciadas da comercialização dos produtos, os mesmos podem ser adquiridos ao longo de todo o ano.

Também com o intuito de promoção do que é genuíno de Boticas, Fernando Queiroga, não deixou de se referir à “Casa do Pedro”, onde se realizou a conferência de imprensa, uma vez que esta unidade turística em Vilarinho Seco, “foi a primeira entidade turística nacional a receber o selo de qualidade Ceres Ecotur/Eceat em Portugal”.

boticas-feira-porco-2017Tasquinhas de Sabores Tradicionais

A Feira Gastronómica do Porco tem-se diferenciado pelo facto dos visitantes poderem apreciar as iguarias gastronómicas barrosãs nas tasquinhas tradicionais presentes no recinto da feira.
Cozido à Barrosã, Rojões no pote, Arroz de chouriça, Costeletas em vinha de alho, Caldo e Feijoada à Barrosã são algumas das especialidades apresentadas no certame. Nunca esquecendo outras iguarias de excelência como o Fumeiro (Alheira, Chouriça e Salpicão), o genuíno Presunto acompanhado da saborosa Bola Centeia e dos saborosos vinhos regionais.

Mais uma vez, a Feira Gastronómica do Porco conta com a colaboração dos restaurantes locais para apresentarem pratos tipicamente barrosões, confecionados à base de carne de porco e enchidos, produtos chave que distinguem a gastronomia local. Pratos únicos onde o sabor e os aromas combinam na perfeição.
À semelhança das edições anteriores, todos os preços apresentados na feira, quer nas tasquinhas, quer nos expositores, são devidamente tabelados. Um factor diferenciador e que muito valoriza a Feira do Porco de Boticas, tornando-a num certame mais atrativo.

Animação do Certame

A 19ª edição da Feira Gastronómica do Porco conta com três dias de muita animação. Para além da gastronomia e do artesanato, os visitantes vão poder desfrutar de muita e boa música.
No interior do Pavilhão Multiusos a animação fica a cargo de grupos de música popular e tradicional oriundos do concelho e da região.

No exterior decorrerá a tradicional “Feira à Moda Antiga”, onde são apresentados inúmeros artefactos ligados às profissões de outrora (tanoaria, olaria, cestaria, peles, esculturas e instrumentos artesanais) e que ainda se vão perpetuando no tempo.

Como manda a tradição, no recinto do Campo de Futebol, no recém construído “chegódromo”, realizam-se as tão afamadas “Chegas de Bois”, que anualmente trazem até Boticas centenas de pessoas.
Pelo quinto ano consecutivo, o programa da TVI “Somos Portugal” fará a sua habitual transmissão durante a tarde de domingo a partir do Largo de Nossa Senhora da Livração que acolhe, mais uma vez, o programa líder de audiências nacional.

A transmissão do programa é feita para todo o mundo o que permite aos filhos da terra reverem familiares e amigos e amenizarem as saudades de casa.

PROGRAMA XIX FEIRA GASTRONÓMICA DO PORCO

Dia 13> Sexta-feira
12.00h > Abertura da Feira
12.30h > Almoço nas Tasquinhas
15.00h > Sessão Solene (Salão Nobre dos Paços do Concelho)
16.00h > Cerimónia de abertura da Feira
18.00h > Ronda das Tasquinhas
19.00h > Animação “Os Lordes” (19h às 23h)
24.00h > Encerramento
Dia 14> Sábado
10.00h > Abertura da Feira
10.30h > Animação “Grupo Tradicional de Ventuzelos”
12.00h > Almoço nas Tasquinhas
14.30h > Animação “Os amigos do Borguinha”
15.30h > Chega de Bois
19.00h > Animação “Os amigos da Sobreposta”
24.00h > Encerramento
Dia 15> Domingo
10.00h > Abertura da Feira
10.30h > Animação “Banda da Malta”
12.30h > Almoço nas Tasquinhas
14.00h > Somos Portugal TVI
15.30h > Chega de Bois
17.30h > Entrega de Diplomas de Participação
18.00h > Ronda das Tasquinhas
20.00h > Encerramento da Feira

Fonte: Diário Actual

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com