Feira de Sant’Iago anima Setúbal até 5 de Agosto

0

Os vinhos da Península de Setúbal dão-se a provar na Feira de Sant’Iago 2018, certame que abriu portas no sábado à noite, com concertos, gastronomia, divertimentos e experiências inesquecíveis a decorrer até 5 de Agosto.

O certame organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, que na abertura recebeu mais de 18 mil visitantes, surpreende logo à entrada no pavilhão “Vinhos de Setúbal”, espaço de conceção arrojada em que é partilhada a riqueza vínica da região setubalense nas suas múltiplas dimensões.

O vinho é apreciado através dos tempos, numa viagem que leva o visitante por momentos da história e que revela curiosidades que fazem deste um território de excelência em matéria vínica, com condições climatéricas singulares que permitem a maturação de distintas castas.

O Moscatel de Setúbal, um dos mais destacados vinhos região, tem lugar de destaque neste pavilhão em que são elencados todos os produtores vínicos regionais. Apresenta, ainda, a história da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e evidencia alguns dos muitos prémios atribuídos aos vinhos setubalenses.

“A opção pelo tema ‘Os Vinhos da Península de Setúbal’ procura ir ao encontro de vários tipos de público, congregando um conjunto de parceiros reconhecidos nacional e internacionalmente”, sublinhou a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, no discurso de inauguração do certame.

A autarca, ao destacar “o envolvimento de grande parte dos produtores da Península de Setúbal presentes na feira com os respetivos vinhos disponíveis para provas” [estão representados 43 produtores], frisou ainda que a Feira de Sant’Iago está agora enquadrada como “produto turístico”.

Além do pavilhão do município, o certame deste ano conta com uma exposição alusiva à gastronomia das cinco freguesias do território e dedica particular atenção ao público infantil, com mais divertimentos, experiências interativas, ateliers temáticos, uma quinta pedagógica e um circuito de arborismo.

Nesta edição, destaque ainda para um elemento unificador, uma criação do designer gráfico Zé Nova para simbolizar a Feira de Sant’Iago. Trata-se de ‘Zé dos Gatos’, uma “figura popular de Setúbal e que foi, durante toda a sua vida, presença assídua no certame”, realçou Maria das Dores Meira.

A Feira de Sant’Iago é, acima de tudo, “a melhor e a mais tradicional festa de Setúbal”, vincou a edil setubalense sobre o certame com mais de quatro séculos de história e que reúne no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, feirantes, tendas de artesanato, pavilhões institucionais e dezenas de diversões e animações.

E foi com animação que a Feira de Sant’Iago começou, com o Teatro Animação de Setúbal a apresentar “Era o vinho, meu bem, era o vinho”, apontamento cénico que juntou poesia por Célia David, dramatização por Duarte Victor e Sónia Martins e a música pelo fadista David Ventura.

A par da habitual visita do Executivo municipal ao recinto da Feira de Sant’Iago, o programa inaugural incluiu, no Palco Mundo, o espetáculo “High Spirit Swing”, a que se seguiu uma atuação musical pela Grande Filarmónica de Setúbal, dirigida pelo maestro Nuno Batalha.

A música continua a ser um dos grandes atrativos do certame e, além dos dois espetáculos na noite de abertura, no sábado, o palco principal da feira recebeu, ontem, um concerto pelo músico angolano Matias Damásio, um dos nomes fortes desta edição da festa dedicada aos vinhos setubalenses.

Hoje, sobem ao palco Sr. Maia, às 22h00, e Bonga, uma hora depois, enquanto amanhã a noite é reservada à canção da saudade, com as atuações de Catarina Pereira, Sara Coito e Carolina Mendes, vencedores do 10.º Concurso de Fado de Setúbal, às 22h00, e de Ricardo Ribeiro, às 23h00.

Richie Campbell atua no dia 25, às 22h00, Peltzer e Mão Morta a 26, respetivamente às 22h00 e às 23h00, Bela Gizela e Marta Ren atuam a 27, às 22h00 e 23h00, enquanto no dia 28 o palco está entregue a Aldo Lima e a Cordel do Foco Encantado, concertos que começam às 22h00 e 23h00.

União das Tribos e T4X1, a 29, às 22h00 e às 23h00, Emanuel, a 30, e Gisela João, a 31, ambos com início às 22h00, completam o programa de atuações musicais em julho.

Já agosto começa com concertos de Claraboia e D.A.M.A, às 22h00 e às 23h00. No dia 2 o placo está a cargo de Fernando Daniel, que atua a partir das dez da noite, enquanto a 3 a animação musical é dos Fonzie, igualmente com início às 22h00.

Beatcrew, JK e Valas tomam conta do Palco Mundo no dia 4, num espetáculo com início às 21h30, enquanto os The Gift têm honras de encerramento do certame, em concerto agendado para o dia 5, a partir das 22h00.

Além dos concertos principais, o Palco Mundo conta ainda, todas as noites, com espetáculos musicais e atuações de dança por artistas e coletividades locais, a que se juntam outros espetáculos e demonstrações, agendados para o início da noite, nos palcos Bares, Baco e Sentidos.

O artesanato e a gastronomia são outros atrativos da edição 2018 da Feira de Sant’Iago, assim como vasto conjunto de divertimentos para todos os públicos, como uma roda gigante e um slide radical.

O recinto, de entrada livr, está aberto ao público de segunda a quinta-feira das 18h00 à 01h00, na sexta-feira até às 02h00, ao sábado das 16h00 às 02h00, encerrando à 01h00 ao domingo.

Toda a programação referente à Feira de Sant’Iago 2018 está disponível na internet, em www.feira-santiago.org e na página oficial do certame no Facebook, facilmente pesquisável através do termo @feiradesantiagooficial.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com