Feira da Castanha Judia é este fim-de-semana em Carrazedo de Montenegro

0

A Vila de Carrazedo de Montenegro, no concelho de Valpaços, vai receber de 9 a 11 de Novembro a XXII Feira da Castanha Judia, evento que pretende promover e valorizar aquele que muitos consideram o ‘ouro da Terra Fria’, a castanha DOP da Padrela. O secretário de Estado da Agricultura, Luis Vieira, natural do concelho, vai inaugurar o certame.

Depois de em 2017 se ter realizado, segundo Amílcar Almeida, presidente da Câmara de Valpaços, “a maior e melhor Feira se sempre”, as expectativas para esta edição são elevadas. 80 expositores estarão espalhados por três áreas expositivas, com os produtores de castanha, e outros produtos da terra, no pavilhão principal; uma área de gastronomia, e no exterior do pavilhão estarão expositores de artesanato e outras actividades do concelho.

Num ano em que a campanha da castanha sofreu algum atraso, a produção também é menor, com uma quebra que pode chegar aos 30%, segundo o presidente da Junta de Carrazedo, António de Jesus Costa, mais acentuada nos soutos situados em zonas de maior altitude, devido “a uma quebra de temperatura” registada em Agosto durante três dias. Porém, a quebra de produção é compensada pelo preço, que ronda os 3 euros o quilo, e “com muita procura”, como afirmou Amílcar Almeida.

O autarca de Valpaços disse estar “tudo apostos” para a realização da Feira da Castanha Judia, salientando a sua realização no fim de semana de S. Martinho. “Nada melhor do que um bom vinho, ou jeropiga, para acompanhar a castanha”, apontou. Amílcar Almeida destacou o trabalho feito pela Câmara de Valpaços e Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro, entidades responsáveis pela organização da Feira, “no sentido de oferecer as melhores condições a quem participa na feira, mas também a todos quantos nos visitam”, que, na opinião do autarca, “são uma mais valia para valorizar este certame, que se realiza na Capital da Terra Fria”.

E se a região tem já uma produção significativa de castanha, com uma área de 4 mil hectares de Soutos, há questões a ultrapassar, como a falta de mão de obra na região, mas também a sua transformação em produtos derivados, para que as mais valias fiquem na região. “Este é o nosso ouro da Terra Fria e isso vê-se por aquilo que a castanha representa para a nossa economia”, afirmou Amílcar Almeida, apontando que o negócio da castanha, directa e indirectamente, “envolve valores na ordem dos 50 milhões de euros”.

Mas “falta fazer muita coisa”, afirmou o autarca, salientando que os primeiros passos já estão a ser dados, lembrando o caso de “um jovem empreendedor de Carrazedo de Montenegro que procurou, através da castanha Judia, implementar no mercado uma cerveja artesanal, que tem tido uma boa aceitação e bastante procura”. Mas, acrescentou o autarca, “outras coisas podem ser feitas a partir da castanha”, apontando o caso de Beynat, próximo de Limoges (França), com quem Carrazedo de Montenegro está geminada. “É um território de menor dimensão, com uma produção e qualidade de castanha inferior à da nossa região, mas que a transforma em produtos de qualidade, que coloca no mercado, como champôs, sabonetes, cervejas, compotas, iogurtes, doces e outros produtos. É isto que nos falta fazer para que as mais valias da castanha DOP da Padrela fiquem no nosso território”, afirmou o autarca.

Para Amilcar Almeida, “temos que produzir e vender castanha, mas que possa também ser transformada em produtos derivados na nossa região e daí extrair maior rendimento para as nossas gentes”. O autarca de Valpaços reconhece que “faltam empreendedores que o possam fazer”, mas diz que autarquia a que preside “faz o que pode, como oferecer, a um preço simbólico, lotes de terreno na nossa zona industrial para que os empresários ali se possam instalar e valorizar ainda mais esta cultura”. Amílcar Almeida apontou como exemplo a instalação em Carrazedo de Montenegro de um consorcio luso-italiano, que ali fez um investimento significativo, e que já coloca no mercado castanha ao longo de todo o ano.

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Comentários fechados.

Powered by themekiller.com