ETAR em Viseu que custou 31 milhões de euros é inaugurada na quinta-feira por Marcelo

0

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugura na quinta-feira a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Viseu Sul, um equipamento orçado em mais de 31 milhões de euros e que servirá 70% das necessidades do concelho.

Naquela que será a sua primeira visita oficial a Viseu, Marcelo vai deslocar-se ao final da tarde a Vila Chã de Sá para inaugurar a ETAR, que tem uma capacidade máxima de resposta a uma população de 90 mil pessoas.

Segundo a autarquia, “a ETAR Viseu Sul constitui, à sua dimensão, a mais evoluída estação de tratamento de águas residuais do país e é, simultaneamente, o maior investimento ambiental de sempre do concelho de Viseu”.

“A primeira visita oficial do Chefe de Estado a Viseu é aguardada com especial expectativa e carinho e traduz a importância dos motivos que trazem o Chefe de Estado a Viseu. A ETAR Viseu Sul é uma referência ambiental nacional e um bom exemplo de aplicação dos fundos estruturais”, sublinha o presidente da autarquia, Almeida Henriques.

A ETAR está preparada para receber e tratar, no mínimo, 12 milhões de litros por dia.

Comparticipada em 85% por fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), vai servir 90 mil utilizadores domésticos e industriais e usar a tecnologia inovadora de filtração por membranas, permitindo a desativação de algumas ETAR do concelho que já não cumpriam os normativos ambientais comunitários.

À noite, Marcelo Rebelo de Sousa vai visitar a secular Feira de S. Mateus, “a mais antiga feira franca viva da Península Ibérica e a principal feira popular histórica do país”, refere a autarquia.

“A visita do Chefe de Estado faz também justiça à importância histórica, económica e turística da Feira de São Mateus”, considera Almeida Henriques.

Fonte: Sapo.ptLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com