Empresas madeirenses afectadas pelos incêndios têm nova linha de crédito de 10 milhões

0

Empresas madeirenses afectadas pelos incêndios têm nova linha de crédito de 10 milhões

O Governo anunciou uma nova linha de crédito de 10 milhões de euros para apoiar as empresas que sofreram prejuízos decorrentes de incêndios que afectaram a Região Autónoma da Madeira. A linha estará disponível em Setembro. Poderão aderir todas as empresas, com excepção das do sector do turismo, com os montantes a poderem ir até aos 750 mil euros, para um prazo até seis anos.

Durante uma visita que realizou ao Funchal, e após passar por vários locais afectados pelos incêndios e ter tido uma reunião de trabalho com o Governo Regional da Madeira, o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, explicou que estas linhas de financiamento destinam-se às empresas das diferentes indústrias que viram a actividade prejudicada pelos incêndios e pretendam realizar obras e substituir os equipamentos que sofreram estragos.

Estão excluídas empresas do sector do turismo, para as quais entraram já em funcionamento linhas de crédito dedicadas.

Disponíveis por seis meses

Estas linhas de crédito estarão em vigor durante seis meses após a sua abertura, prevista para Setembro. São elegíveis para apoio as micro, pequenas e médias empresas que vejam os seus danos comprovados pelas Câmaras Municipais ou por outra autoridade local que venha a ser definida.

Os montantes de financiamento poderão ir até 750 mil euros por empresa, incluindo financiamento de fundo de maneio, embora este com limite de 30% do valor do investimento em capital fixo realizado pelas empresas.

O prazo de financiamento poderá ir até seis anos, com um período de carência até três anos, estando depois previstas amortizações trimestrais.

Caso existam indemnizações por parte de seguradoras, será obrigatório o reembolso antecipado no valor correspondente às mesmas.

Os apoios públicos na bonificação das taxas de juro e na comissão de garantia mútua permitem diminuir o custo de financiamento para as empresas.

Agricultura e Mar Actual

Incêndios Linhas de Crédito Madeira 2016-08-26 João BorgesLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com